Prefeito e titular da SMS cumpriram agenda sábado (30), em Pelotas, com o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales. Modelo de gestão, processo de financiamento e aquisição de equipamentos dominaram a pauta

Prefeitura debate alternativas para acelerar entrega do HRPS

Prefeito e titular da SMS cumpriram agenda sábado (30), em Pelotas, com o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales. Modelo de gestão, processo de financiamento e aquisição de equipamentos dominaram a pauta
Por Roberto Ribeiro 01-09-2025 | 14:32:42
Tags: SUS , Ministério da Saúde , Pronto Socorro

Uma extensa agenda que teve como mote o programa do governo federal Agora Tem Especialistas, com objetivo de diminuir o tempo de espera e ampliar os procedimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), foi cumprida sábado (30) em Pelotas, com a participação do prefeito Fernando Marroni, da secretária municipal de Saúde, Ângela Moreira Vitória, e com uma equipe liderada pelo secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales

Ele discutiu na sala de reuniões do gabinete do prefeito Marroni, no Paço Municipal, o modelo de gestão, o processo de financiamento e a aquisição de equipamentos para entregar o Hospital Regional de Pronto Socorro (HRPS) à população de Pelotas e de outros 26 municípios que compõem duas Coordenadorias Regionais de Saúde - a 3ª e a 7ª. Atualmente, todo esse contingente precisa ser absorvido pelo Pronto Socorro de Pelotas (PSP), cuja estrutura há anos dá sinais de esgotamento, não atendendo a demanda de pacientes e comprometendo o serviço prestado pelas equipes de Saúde. Sales também visitou as obras do HRPS, o terreno da futura Policlínica Regional, contemplada pelo PAC Saúde com recursos de R$ 30 milhões (mais da metade para a construção do espaço, no prolongamento da avenida Bento Gonçalves), e assinou a portaria para credenciamento das equipes de cuidados paliativos, o que inaugura a nova política nacional do serviço. 

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, com o prefeito Fernando Marroni, na tarde de sábado (30), em visita às obras do HRPS (Fotos: Volmer Perez/Secom)

A previsão de conclusão das obras físicas do Hospital Regional de Pronto Socorro é para dezembro deste ano. O cronograma, segundo profissionais da empresa executora, está finalizado em 86%. Faltam intervenções de acabamento, como forro, revestimento e pintura, parte de climatização e do sistema elétrico.

“É seguramente a ação mais urgente hoje no município”, disse Mozart Sales. “É preciso concluir a obra do Hospital de Pronto Socorro para fazer a mudança do atual local e estabelecer um novo modelo de gestão”, acrescentou ele, que parabenizou “de coração” os trabalhadores de saúde que atuam “em situações muito difíceis” no atual Pronto Socorro. “Podem ficar certos, tanto os médicos como enfermeiras, técnicos e técnicas de enfermagem, e também a população, não vamos descansar um só minuto enquanto essa obra não for concluída”, afirmou. 

Na reunião com o prefeito, com a secretária e com quase toda equipe diretiva da SMS, Sales se comprometeu a apoiar a aquisição de equipamentos, com assessoria técnica do Ministério da Saúde, para não retardar o início das atividades na nova estrutura. Um time de engenheiros e de arquitetos da pasta deve vir a Pelotas nas próximas semanas para, além de elaborar a listagem dos equipamentos, adiantar processos licitatórios e aderir a atas que já existem “para apressar ainda mais e definir em conjunto o processo de gestão e financiamento”, completou Sales, que classificou esta iniciativa como “fundamental” para evitar o atraso na inauguração do HRPS.

Após a reunião no Paço Municipal, o prefeito Fernando Marroni considerou o diálogo muito positivo. Para o chefe do Executivo, ficou claro que as necessidades e os gargalos nos serviços de Saúde que o município enfrenta estão longe de passar despercebidos pelos gestores do Ministério da Saúde. 

“É a mesma percepção que nós temos, não podemos passar mais um inverno na atual estrutura, e trabalhamos muito nesta direção, é uma grande alegria ver que as necessidades dos serviços de saúde da população de pelotas e região são percebidas pelo Ministério da Saúde, que dá sinal positivo para atender essas necessidades - a gente sai feliz e com muito ânimo para os próximos meses e anos, com muitas novidades interessantes para a população”, disse Marroni.
O secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales, ao lado do prefeito e da secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória, durante audiência para discutir gestão e financiamento do Hospital Regional de Pronto Socorro, na noite de sábado, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, no Paço Municipal

Cuidados Paliativos

O secretário de atenção Especializada à Saúde também marcou presença na tarde de sábado no Centro Regional de Referência em Cuidados Paliativos da UFPel, na antiga Laneira, no bairro Fragata. No local, ele assinou a portaria que estabelece a nova política nacional de cuidados paliativos, com as primeiras habilitações das equipes matriciais e assistenciais de Cuidados Paliativos no país. O prefeito Fernando Marroni e as secretárias Ângela Moreira Vitória e Míriam Marroni (Governo) acompanharam o ato, além da coordenadora da unidade, médica Julieta Fripp, usuários, estudantes e trabalhadores do Centro. Estão previstas 1,3 mil equipes para atuarem no setor em todo o Brasil. 

Notícias Relacionadas

UBS na Rua presta 88 atendimentos médicos e de enfermagem

UBS na Rua presta 88 atendimentos médicos e de enfermagem

Prefeitura discute prevenção ao suicídio

Prefeitura discute prevenção ao suicídio

Vacinação contra Influenza é crescente em Pelotas

Vacinação contra Influenza é crescente em Pelotas

Pelotas cria Ponto de Apoio de combate à dengue no Centro

Pelotas cria Ponto de Apoio de combate à dengue no Centro