
Prefeitura faz novo mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti
Mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, no bairro Simões Lopes, é reeditado pela Prefeitura neste sábado (9), das 13 às 17h, em razão do aumento do número de focos do transmissor da dengue, do zika vírus e da Chikungunya. A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde em Pelotas registrou 189 pontos de concentração de larvas neste ano no município.
População deve colaborar, facilitando entrada dos agentes - Fotos: Arquivo/Ascom
De acordo com a chefe da Vigilância Ambiental, veterinária Isabel Madrid, é importante que a população colabore e facilite o acesso dos agentes nas residências, para que o trabalho de orientação e controle seja executado de modo satisfatório e amplo.
A Prefeitura trabalha priorizando a prevenção no combate ao Aedes aegypti, considerando que as doenças transmitidas pelo mosquito podem evoluir para o óbito. Qualquer peça acumulada nos pátios e jardins, que possam juntar água, mesmo que em quantidade mínima, torna-se ambiente favorável à proliferação. Moradores são orientados a não guardar entulhos e materiais não utilizados, para evitar o surgimento de focos.
Isabel Madrid salienta que a presença do Aedes aegypti tem sido constatada em diversas regiões do Estado. Para que a população de Pelotas possa estar protegida, é necessário que colabore, adotando as medidas amplamente divulgadas, como a colocação de areia nos pratinhos de plantas, manutenção de caixas d’água tampadas, armazenamento de garrafas com o bocal para baixo, cuidados com pneus, ou simples potes, tampinhas, ou peças que possam acumular água da chuva.
A chefe da Vigilância lembra que, no ano passado, foram registrados 88 focos do mosquito durante todo o ano. Agora, recém findado o primeiro trimestre, já são computados 189. “Apenas nesta semana, identificamos mais 35 focos, dos quais 54% foram no Simões Lopes. Por isso, vamos retornar ao bairro, para reforçar as inspeções e as orientações aos moradores”, salienta.
Os agentes da Vigilância Ambiental apresentam-se uniformizados e com crachás para acesso às residências. É feita distribuição de material informativo.