Instituto Movimento Cidades Inteligentes auxiliará Pelotas na captação de oportunidades relacionadas ao saneamento básico

Prefeitura firma parceria para estudo sobre o Marco do Saneamento

Instituto Movimento Cidades Inteligentes auxiliará Pelotas na captação de oportunidades relacionadas ao saneamento básico
Por Matheus Cabistany 15-12-2021 | 18:42:57
Tags: saneamento básico, regionalização, sanep

A prefeita Paula Mascarenhas oficializou, nesta quarta-feira (15), a parceria entre a cidade de Pelotas — por meio do Sanep — e o Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI). O objetivo do termo de cooperação firmado é a elaboração de estudo sobre as diretrizes do Marco Regulatório do Saneamento, no intuito de fornecer ao Município maior segurança na tomada de decisões relacionadas ao saneamento básico. O acordo não gera custo aos cofres públicos.

Objetivo é fornecer ao Município maior segurança na tomada de decisões voltadas ao saneamento. Foto: Reprodução

A necessidade de Pelotas subsidiar-se de dados técnicos e de informações que contribuam à tomada da decisões visando atingir a meta de universalização do esgotamento sanitário motivou o acerto. A atualização do Marco Legal do Saneamento, publicada em 15 de julho de 2020, estabelece que os serviços públicos de saneamento básico deverão definir metas de universalização que garantam o atendimento de 99% da população abastecida com água potável e 90% da população com esgoto coletado e tratado até 31 de dezembro de 2033.

No encontro virtual, Paula reforçou o compromisso de trabalhar para tomar as decisões mais seguras ao Município e de forma clara para os pelotenses. “Precisamos tomar decisões complexas e muito importantes. Queremos ter todos os aspectos claros para a sociedade. Estamos diante de um grande desafio, mas também de uma grande oportunidade”, destacou. 

O Marco do Saneamento também exige a formação de blocos de municípios para planejar e organizar de forma integrada a gestão do saneamento, visando chegar aos índices de atendimento de água e esgoto estabelecidos. O estudo a ser feito pelo IMCI prevê a sugestão de direcionamentos e proposições das melhores soluções para a cidade diante do contexto atual de adesão ou não ao modelo proposto de regionalização do saneamento.

Entenda a regionalização

A regionalização é o processo por meio do qual os serviços de saneamento básico são planejados, organizados, regulados e prestados de modo harmônico em dois ou mais municípios, compondo assim uma região definida que visa gerar escala suficiente para que os serviços sejam prestados a toda a população (acesso universal) de modo adequado, com viabilidade econômica e capacidade técnica.

O Decreto Federal 10.588, de 24 de dezembro de 2020, estabelece critérios para que seja feita a regionalização de maneira que os municípios pertencentes a uma mesma região estejam aptos a obterem recursos da União para atingir os objetivos traçados. Atualmente, tramita na Assembleia Legislativa do RS o Projeto de Lei nº 422 /2021, o qual insere Pelotas na Unidade Regional de Saneamento Básico (URSB) 2, juntamente com cerca de 190 outros municípios gaúchos.

A adesão ao bloco se dará de forma facultativa ao Município. Neste momento, Pelotas está em fase de avaliação sobre a estrutura do bloco proposto e considerando todas as possibilidades de regionalização previstas na legislação federal.

Reunião

Participaram da videoconferência desta quarta, a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, e o presidente do IMCI Luigi Longo. A autarquia também esteve representada pela superintendente administrativa Claudelaine Coelho e o assessor administrativo Tiago Bündchen.

Notícias Relacionadas

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Sanep instala rede de drenagem no Simões Lopes

Sanep instala rede de drenagem no Simões Lopes

Prefeito assina contrato para construção de novo centro esportivo comunitário no Parque do Obelisco

Prefeito assina contrato para construção de novo centro esportivo comunitário no Parque do Obelisco