
Prefeitura inicia obra na rótula da Fernando Osório
A Prefeitura, sob coordenação da Secretaria de Urbanismo (Seurb), deu início nesta semana à reformulação da rótula da avenida Fernando Osório, que liga as avenidas 25 de Julho e Salgado Filho, zona norte da cidade. O projeto está presente no contrato de requalificação das duas pistas da Fernando Osório, cuja intervenção abrange desde a BR 116 à praça 1º de Maio (Praça do Colono), em um total de 7,1 quilômetros. O valor total da obra é orçado em R$ 12,39 milhões.
De acordo com o secretário de Urbanismo, arquiteto Otávio Peres, a proposta para o cruzamento, um dos mais movimentados da cidade, busca qualificar o fluxo a partir da alteração da geometria do canteiro central. “Nossa ideia é melhorar a trafegabilidade na rótula ao suprimir a barreira existente no sentido Salgado Filho-25 de julho, tornando mais direto os acessos de forma geral”, explica.
Conforme ele, o cronograma de execução é de quatro a cinco semanas - já incluindo margens para possível paralisação em razão das condições do tempo. Nas duas primeiras semanas, o trânsito não será interrompido. A partir da terceira, o movimento de veículos deverá ser em meia pista. De acordo com Peres, a Secretaria planejou a realização da obra entre a segunda quinzena de julho e o início de agosto por coincidir com as férias escolares e a consequente queda no fluxo de veículos no local.

Funcionários de empresa responsável pela requalificação da avenida Fernando Osório trabalham na manhã desta quarta-feira (16) na rótula na avenida Fernando Osório, que liga as avenidas 25 de Juilho e Salgado Filho, zona norte da cidade (Fotos: Manuela Santos/Secom)
O que vai ser feito
A proposta contempla readequação do desenho do canteiro, reorganização da sinalização dos semáforos e realocação do posteamento. O estacionamento de veículos nas proximidades será proibido. Assim, com as alterações propostas, o projeto em execução deverá permitir a melhoria do raio de giro das conversões à direita, dificuldade enfrentada por condutores de veículos de maior porte.
Na segunda-feira (14) tiveram início as escavações na parte que será suprimida do canteiro. Ainda nesta semana estão previstas a remoção das luminárias e prospecção da drenagem. De acordo com técnicos da Seurb, a proposta inicial para o cruzamento praticamente mantinha a configuração original, sem atender às demandas de trafegabilidade solicitadas pelos usuários do sistema viário.