
Prefeitura inicia seleção para Central de Intérpretes de Libras
A Prefeitura publica, nesta sexta-feira (10), no Diário Oficial dos Municípios, o extrato de edital que prevê a contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) para a implantação e execução da Central de Libras. O projeto será custeado com recursos próprios e estão previstos repasses de R$ 7,5 mil por mês, R$ 90 mil por ano.
As entidades interessadas podem enviar as propostas até o dia 12 de dezembro. O resultado final da seleção será dia 22 de janeiro e a Central deve entrar em funcionamento entre março e abril de 2024. O contrato será de 12 meses, prorrogáveis, com atendimento de pelo menos um intérprete por turno, das 8 às 12h e das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira.
O titular da Secretaria de Assistência Social (SAS), Tiago Bündchen, explica que os profissionais atuarão na interpretação de Libras nos serviços de saúde, educação e assistência social, prioritariamente, da rede pública. Ele avalia que ainda não será o modelo ideal, como a comunidade surda e a Prefeitura gostariam, já que será feita de maneira virtual, por videochamada, mas que é a única alternativa possível, no momento, pela limitação de recursos.
A entidade selecionada poderá contar com equipamentos já adquiridos pela Prefeitura, com recursos de emenda parlamentar da vereadora Fernanda Miranda – três computadores, duas impressoras, duas webcams, seis mesas de escritório e 12 cadeiras giratórias. As peças devem ser devolvidas ao poder público no final do contrato.