
Prefeitura intensifica fiscalização do comércio informal
A partir desta quinta-feira (14), o Município vai intensificar a fiscalização no perímetro central de Pelotas, a fim de coibir o comércio informal e a consequente ocupação indevida do espaço público. A ação vai se iniciar no Calçadão, na rua Andrade Neves e adjacentes, e será feita por equipes de vistoria da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), as quais contarão com o apoio, de forma integral, da Guarda Municipal (GM).
“A Guarda Municipal estará presente para dar segurança aos fiscais. As ações serão integradas, para que possamos retomar a área pública para livre circulação da população. As Operações Integradas também se farão presentes”, afirmou o titular da Secretaria de Segurança Pública, José Apodi Dourado.

Ação vai acontecer na rua Andrade Neves e adjacentes - Foto: Michel Corvello/arquivo Ascom
Indígenas poderão permanecer nas ruas, já que possuem liberação da Prefeitura para vender materiais produzidos por eles. Os demais ambulantes serão removidos do Calçadão e terão os produtos recolhidos pelos agentes, pois não existe autorização para ocupação do espaço público, conforme pontuou a comandante da GM, Cíntia Aires.
“É uma importante retomada do espaço público. A Guarda Municipal estará apoiando integralmente a fiscalização na área central, realizadas pela SGCMU. Essa ação vai acontecer de segunda-feira a sábado, e irá se estender até o momento que se resolva a situação do comércio informal”, completou Aires.
O Município oferece aos trabalhadores informais espaços no Pop Center, com condições especiais, para que deixem de atuar de maneira irregular. Os interessados em alugar bancas devem entrar em contato com o setor administrativo do local para mais informações.