
Prefeitura lança cursos de capacitação
Fotos: Michel Corvello
A qualificação profissional ganha um importante estímulo em Pelotas, a partir da próxima semana. A prefeita Paula Mascarenhas anunciou, nesta segunda-feira (29), a retomada do programa Capacitar Pelotas, por meio da oferta de cursos de qualificação profissional. As capacitações serão destinadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social e atendidas pelos serviços e programas da Secretaria de Assistência Social (SAS).
Antes da assinatura dos contratos, com os representantes do Senai e do Senac - entidades responsáveis por realizar os cursos – a prefeita ressaltou a importância e os resultados que a retomada deste programa pode proporcionar, para a transformação na vida das pessoas.
"Queremos dar condições para que as pessoas ganhem autonomia financeira, possam definir os rumos das suas vidas, usufruir das suas potencialidades e construir uma trajetória a partir das suas qualidades e de suas qualificações. E o nosso papel é o de oferecer essas possibilidades", disse Paula.
Os cursos
Inicialmente serão disponibilizadas 510 vagas, distribuídas por 23 habilidades de diferentes áreas de conhecimento e atuação. As capacitações serão conduzidas pelo Senac e Senai. Os cursos fornecem, ainda, auxílio transporte e alimentação.
O investimento totaliza R$ 397,3 mil, e será feito com verbas do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) e recursos referentes a avaliação feita pelo Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Ministério da Cidadania.
Conforme o secretário municipal de Assistência Social, Tiago Bündchen, a ideia é ampliar as oportunidades de qualificação, nos próximos meses. "Estamos trabalhando com meta de até o final do ano, entre recursos próprios e federais, disponibilizar mais de 1,2 mil vagas em diversas áreas", projetou.
Para o diretor do Senac Pelotas, Tiago Radmann, a nova parceria com Município traz a possibilidade de ofertar cursos de grande demanda no mercado. "Especialmente por meio do Senac são quase 350 vagas em 14 cursos totalmente inseridos na cadeia produtiva do município. São cursos de ocupações básicas de formação profissional com grandes demandas e necessidades, qualificações de 80 e 100 horas com as quais os alunos podem conseguir uma rápida colocação mercado", detalhou.
Inscrições
Podem se candidatar a uma das vagas pessoas de 15 anos ou mais, que estejam no Cadastro Único e que sejam alfabetizadas. As inscrições começam na próxima segunda-feira (5) e se estendem até o dia 30 de junho, nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), conforme os respectivos horários de atendimento.
Para a realização da inscrição é preciso cópia de RG e CPF e possuir cartão PRATI, do transporte coletivo. As aulas ocorrerão nas sedes do Senac e Senai
Também participaram do lançamento Gerente de operações do Senai Pelotas, Leandro Ferreira, a secretária de educação, Adriane Silveira; de Administração e Recursos Humanos, Tavane Krause; a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore; o procurador Geral do Município, Eduardo Trindade; o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado; o vereador Carlos Júnior (PSD) e equipes técnicas das secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento, Turismo e Inovação.
Cursos oferecidos via Senac
Cuidador de idosos
Recreacionista infantil
Balconista de farmácia
Auxiliar administrativo
Marketing digital
Técnicas de manicure
Design sobrancelhas
Informática básica
Operador de supermercado
Frentista
Garçom
Bolos e tortas
Salgados para festas
Lanches rápidos
Cursos disponibilizados pelo Senai
Técnicas de manutenção em mecânica industrial
Instalação de sistemas fotovoltaicos
Instalação e manutenção de ar condicionado, split e inverter
Assentamento de placas cerâmicas
Instalações hidráulicas
Pintor de obras
Eletricista predial
Pedreiro de alvenaria
Eletricista de redes de distribuição