
Prefeitura lança o Caderno Técnico da Mulher
A prefeita Paula Mascarenhas participou, na manhã desta terça-feira (7), do lançamento da Capacitação pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, e do Caderno Técnico da Mulher, no auditório da Secretaria de Assistência Social (SAS). Acompanharam a cerimônia os titulares da SAS, José Olavo Passos, e da Segurança Pública, José Apodi Dourado, além de representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
Fotos: Gustavo Vara
A primeira capacitação foi oferecida para os servidores da Assistência Social, dos três níveis de complexidade – Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Especializado de Assistência Social (Creas) e Abrigos, mas a sensibilização continua em outras secretarias que trabalham com atendimento direto ao público – Saúde (SMS), Educação e Desporto (Smed), Segurança Pública (SSP) e Habitação e Regularização Fundiária (SHRF).
No Caderno, que será entregue a cada setor, e nas capacitações, são abordados os tipos e as características da violência de gênero, direitos das mulheres, serviços de referência, legislação e encaminhamentos possíveis para cada caso.
Paula avalia que Pelotas é uma cidade que se preocupa com a educação, acolhe os imigrantes e luta pela proteção e autonomia das mulheres. Para ela, apoiar essas ações é uma forma de ajudar a mudar a vida de quem mais precisa para melhor.
Passos diz que, nas conversas com a prefeita, o objetivo foi sempre de construir um Centro de Referência forte, com atuação marcante, e que isso está sendo alcançado, pois o serviço realiza cerca de 200 atendimentos diários e possui uma busca ativa efetiva pela preservação física e da dignidade das mulheres.
Após o lançamento dos materiais, o evento seguiu com palestra da coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Manoela Rodrigues; da coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Paola Fernandes; da representante da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ|), Neuza Ledesma; e do promotor de Justiça, Décio Mota.