
Prefeitura parabeniza Chove Não Molha pelo 106° aniversário
A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Igualdade Racial (Smir), parabeniza o Clube Cultural Chove Não Molha pela passagem de seu 106° aniversário, completados em 26 de fevereiro. Os clubes negros representam um importante marco para a valorização da cultura da população negra e um relevante instrumento de organização social.
"A Secretaria de Igualdade Racial saúda a inestimável contribuição do Chove Não Molha à cultura e à sociedade pelotense, desejando que prossiga em sua trajetória como uma instituição representativa e atuante em nosso município", disse o secretário Julio Domingues.
História
Criado na Alfaiataria de Otacílio Borges Pereira, no dia 26 de fevereiro de 1919, pelos carnavalescos Antônio Silveira Falcão, Henrique Câncio de Paula, Pedro Vargas e Antenor Vieira, em 1966 houve o reconhecimento como utilidade pública, passando a denominar-se Clube Cultural Chove Não Molha.
A associação de cultura e lazer foi formada por uma parcela menos abastada da população do município, como trabalhadores vinculados à área de serviços: costureiras, cozinheiras, alfaiates e empregadas domésticas.
Carnaval de Rua
No último sábado, dia 22, centenas de pessoas participaram de um momento histórico no Centro de Pelotas, quando o Cordão do Clube Cultural Chove Não Molha e o Bloco do Clube Cultural Fica Ahí, "fizeram um desfile juntos, das 18h às 21h, com concentração na rua Quinze de Novembro esquina com rua Tiradentes e trajeto no entorno da Praça Cel. Pedro Osório (Centro).
Notícias Relacionadas

Painel Mulheres Negras na História de Pelotas é publicado no site da Prefeitura
Conferência Municipal de Igualdade Racial aponta propostas

Emoção marca o lançamento do Painel Mulheres Negras na História de Pelotas

Painel Mulheres Negras na História de Pelotas será lançado neste sábado (5)