
Prefeitura presta orientação de combate ao Aedes Aegypti
Na manhã desta sexta-feira (10), agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitaram o Balneário Santo Antônio, no Laranjal, para desenvolver programação educativa de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.
Fotos: Rodrigo Chagas
Nas residências, foi realizado o trabalho de prevenção, onde os agentes conversaram com moradores, distribuíram folder informativo sobre o mosquito aedes e os riscos à saúde. A atividade é integrada à Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), que atuará no Dia do Bota-fora, segunda-feira (13), no balneário, recolhendo excedentes descartados pela população. A Vigilância Ambiental alertou as pessoas sobre a importância de se desfazer dos guardados não utilizados, eliminando possíveis ambientes propícios para o desenvolvimento do aedes.
Durante a ação educativa, também foram repassados os contatos da Ssui, para que moradores possam solicitar o recolhimento de material a ser descartado em períodos que não têm Bota-fora.
Dia do Bota-fora
O Dia do Bota-fora é realizado uma vez por mês pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura. Na data e local preestabelecidos e divulgados, equipes da Prefeitura fazem o recolhimento, gratuitamente, de materiais colocados nas calçadas por moradores que não têm como transportá-los aos ecopontos e acabam acumulando nos pátios, para evitar o descarte irregular em vias públicas.