Prefeitura promove ações de combate ao trabalho infantil

Prefeitura promove ações de combate ao trabalho infantil

Prefeitura promove ações de combate ao trabalho infantil
Por Andrine Teixeira Garcia 12-06-2025 | 08:48:53
Tags: Trabalho Infantil, Ações de combate, Rodas de conversa, Assistência social

Em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído no dia 12 de junho, as Secretarias de Assistência Social (SAS) e de Educação (SME) vêm promovendo ações de conscientização em escolas da rede municipal. Por meio dos projetos MPT na escola e PETI vai à escola, é levado o tema de trabalho infantil aos alunos. A metodologia utilizada pelas equipes é através de rodas de conversa, com abordagem lúdica, dinâmica e dialogada, apresentando os mitos e verdades do trabalho infantil, promovendo interação entre crianças e adolescentes. 

“Vamos nessa linha de diálogo, falando o conceito de trabalho infantil para se tornar algo simples e acessível, para que eles entendam, [...] para caso estejam nessa situação, eles possam compartilhar”, afirma a assistente social da SAS, Andreia de Souza.

As equipes que realizam as visitas às escolas são compostas por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e do Centro Integrado de Mediação Escolar (CIME). É previsto um alcance de 2.612 alunos do 4° e 5° ano, e até o momento 1.074 jovens foram atendidos pelo projeto. Entre as escolas já contempladas pelas ações, tanto urbanas quanto rurais, estão: Independência, Márcio Dias, Jeremias Fróes, Joaquim Assumpção, Ferreira Viana, Mário Meneghetti, Getúlio Vargas, Francisco Caruccio, Santa Irene, D. Francisco Barreto, Rafael Brusque, Antônio Ronna e Oswaldo Cruz.

Ações 

Além das visitas às escolas municipais, são realizadas reuniões com a rede socioassistencial e intersetorial para encaminhamentos de casos suspeitos ou identificados de trabalho infantil, e formações sobre o tema, que neste mês será com as equipes PIM/PCF (Primeira Infância Melhor e Programa Criança Feliz).

Em junho a SAS, por intermédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), irá desenvolver ações de combate ao trabalho infantil, com diferentes metodologias, com grupos de crianças e adolescentes inseridos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Abrigos Institucionais da Infância e as Organizações da Sociedade Civil que atendem jovens nos SCFV também irão promover atividades com o tema.

Sobre os projetos

Vinculado à SAS, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) vem realizando ações estratégicas e intersetoriais de combate ao trabalho infantil junto a rede de proteção, conselhos de direitos e com o sistema de garantia de direitos, com a organização de fluxos e encaminhamentos.

MPT na escola é um projeto do Ministério Público do Trabalho, executado pelo SME. A iniciativa tem como objetivo incentivar e conscientizar a comunidade escolar sobre a erradicação do trabalho infantil nas escolas. 

Denuncie trabalho infantil

Se identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e exploração sexual, ligue para o conselho tutelar (53) 99925-1839 (plantão 24h) e/ou disque Direitos Humanos - número 100.

Notícias Relacionadas

Família Acolhedora busca voluntários

Família Acolhedora busca voluntários

Formação para educadores sociais de abrigos começa em Pelotas

Formação para educadores sociais de abrigos começa em Pelotas

Cras Z3 se caracteriza pela integração com a comunidade

Cras Z3 se caracteriza pela integração com a comunidade

Cadastro Único passará por manutenção nesta sexta-feira

Cadastro Único passará por manutenção nesta sexta-feira