As atividades buscam conscientizar a população sobre a importância da vacinação e são alusivas ao Dia Mundial da Raiva, que ocorre em 28 de setembro

Prefeitura promove ações durante a Semana de Combate à Raiva

As atividades buscam conscientizar a população sobre a importância da vacinação e são alusivas ao Dia Mundial da Raiva, que ocorre em 28 de setembro
Por Carolina Dumont 23-09-2021 | 14:21:05
Tags: Semana de Combate à Raiva, Secretaria de Saúde, Dia Mundial da Raiva

A partir deste sábado (25), o Município promove a Semana de Combate à Raiva. Estão previstas uma série de ações, que serão realizadas pela Secretaria de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Ambiental. A programação prevê atividades de orientação, blitze educativas, além de um evento na terça-feira (28) – Dia Mundial da Raiva –, das 10 às 12h30min, no Mercado Central, com exposição de animais do Canil Municipal que estão disponíveis para adoção.

As ações buscam conscientizar a população sobre a importância da vacinação dos animais de estimação e de manter os cuidados básicos. A coordenadora do programa de Vigilância da Raiva, Roberta Mota, destaca que essa é uma zoonose fatal para os animais e para os humanos que venham a contraí-la. 

"Apesar da não ocorrência de casos de raiva no nosso Estado, a vigilância desta doença deve ser permanente e todos os cães e gatos devem ser vacinados anualmente, sob responsabilidade dos proprietários", afirma a veterinária.

Ainda de acordo com a Vigilância Ambiental do Município, os últimos casos de raiva registrados no Rio Grande do Sul ocorreram em 1981 e 1988. Sendo que desde 1985 a doença não é notificada em Pelotas.

Prevenção à Raiva

A raiva não tem cura e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Por isso, deve-se sempre evitar a aproximação de cães e gatos errantes, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo, e nunca tocar, também, em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou forem encontrados em situações não habituais.

Confira a programação:

* 25 de setembro - sábado

10h - exposição de cães disponíveis para adoção do Canil Municipal com orientações quanto a posse responsável.

- Atividades educativas de orientação à comunidade sobre profilaxia e prevenção da raiva em conjunto com o projeto de extensão “O Cuidado é o Segredo”, curso de enfermagem da UCPEL, no Parque da Baronesa, nos turnos manhã e tarde.

* 27 de setembro - segunda-feira

- Roda de conversa virtual com as Redes de Atenção Primária a Saúde sobre o Programa de Prevenção e Controle da Raiva, com as Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental, nos turnos manhã e tarde.

* 28 de setembro - terça-feira

9h- Atividade no Largo Edmar Fetter divulgando o dia Mundial de Prevenção da Raiva, com orientação à comunidade e distribuição de material educativo. 

10h- Exposição de cães disponíveis para adoção do canil municipal. 

* 30 de setembro - quinta-feira

14h30min- Blitz educativa sobre prevenção da raiva com distribuição de material informativo na Avenida Domingos de Almeida, em frente o Parque da Baronesa.

Notícias Relacionadas

Pelotas mantém número inalterado de casos de dengue

Pelotas mantém número inalterado de casos de dengue

Pelotas apoia Enani 2024

Pelotas apoia Enani 2024

Mais de 50% dos idosos já estão vacinados contra gripe

Mais de 50% dos idosos já estão vacinados contra gripe

Quinta-feira é dia de Caps na Rua no Fragata

Quinta-feira é dia de Caps na Rua no Fragata