
Prefeitura promove obras de desobstrução e drenagem na Estrada da Costa
A Prefeitura, via Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), instalou nesta segunda-feira (21) uma nova travessia subterrânea na Estrada da Costa, Areal, zona leste da cidade. A estrutura, tubulação que permite a passagem subterrânea das águas de uma rede em direção ao ponto de escoamento, fica no cruzamento com a rua Borba Gato. As equipes se encontram na localidade desde a semana passada. A região concentra complexo hoteleiro, com quatro charqueadas, além dos moradores da Vila da Palha e comunidades de pescadores.
“As condições de drenagem afetam a todos, indistintamente, inclusive turistas, mas no caso da Vila da Palha, as pessoas não conseguem sair de casa dependendo da chuva”, disse o titular da Ssui, Mateus Consen.
Além da travessia instalada nesta segunda-feira, que demandou oito metros de tubulação PA3, com 40 centímetros de diâmetro, mais resistente ao trânsito de veículos na região, uma outra estrutura precisará ser colocada na rua Auguste Saint-Hillaire, na Vila da Palha. Ali, a condição do pavimento é ainda mais crítica devido à obstrução da rede de esgoto. Além dos moradores aumentarem a obra física das construções de forma desordenada, avançando as moradias sobre a rede, ano passado, para amenizar a situação, a Prefeitura colocou brita na pista. Com o tempo, a solução não se mostrou a mais adequada. O movimento de veículos espalhou o material, obstruindo ainda mais as caixas coletoras. Levantamento do Departamento de Drenagem Urbana da Secretaria demonstra que para resolver o problema será preciso uma escavar 600 metros para nivelar as valetas com ajuda de uma escavadeira e instalar 40 metros de tubulação.
De acordo com o diretor do Departamento, arquiteto Thiago Andrades, não há estimativa de conclusão na via. Além de abrir novas valetas, a situação exige muito trabalho de desobstrução, alinhamento da tubulação e limpeza de valetas. Paralelamente à obra na Estrada da Costa, equipes da Ssui atuam em intervenções de drenagem no Sítio Floresta, na zona norte da cidade, agora, na rua Ormindo Silva.
Foto de capa: Divulgação/Ssui
Notícias Relacionadas

Prefeitura mantém quebra-ondas na faixa de areia do Laranjal

Prefeitura recolhe entulhos pela quarta vez este ano no Areal Fundos

Prefeitura já roçou mais de 144 mil metros quadrados no entorno da Fenadoce

Prefeitura retoma obra de desobstrução no Sítio Floresta