
Prefeitura realiza atividade de educação permanente de vacinação
O Município promoveu, na segunda-feira (10), uma atividade de educação permanente para profissionais da área da saúde voltada à vacinação. Durante a manhã, trabalhadores das salas de vacina, professores e acadêmicos das universidades e de cursos técnicos de Enfermagem passaram pela capacitação de boas práticas na prestação de serviços de imunização e calendário vacinal. Já à tarde, foi a vez dos agentes comunitários de saúde, visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM) e agentes de combate a endemias. A ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aconteceu no auditório Dom Antônio Zattera, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
A ação antecede a Festa da Vacina, grande mobilização que acontece nesta quarta-feira (12) e vai dar início à Campanha Municipal de Recuperação das Coberturas Vacinais, direcionada, principalmente, a crianças e adolescentes. Durante a capacitação, foi conversado com os profissionais, conforme explicou a diretora da Vigilância em Saúde, Aline Machado da Silva, sobre as baixas coberturas vacinais dos últimos anos, fato que é preocupante pois há risco da reintrodução de doenças como a poliomielite, por exemplo, que é considerada erradicada, além do sarampo, que está em processo de eliminação.
“O apelo é para que haja o engajamento de todos os profissionais, tanto da área da saúde e educação, por exemplo, quando da sociedade civil como um todo, para que todos possamos olhar para essa queda das coberturas vacinais e o risco de retorno das doenças imunopreveníveis em Pelotas”, destacou a diretora da Vigilância em Saúde.
Fotos: Michel Corvello
Os agentes comunitários de saúde, visitadores do programa PIM e agentes de combate a endemias receberam a capacitação devido ao importante papel desempenhado por eles de diálogo com famílias durante as visitas. “É um papel fundamental na comunicação com a população para que, assim, possamos ter êxito na campanha de recuperação das coberturas vacinais na nossa cidade”, completou Aline.
Dia de mobilização pela imunização de crianças e adolescentes
Nesta quarta-feira, das 9h às 16h, o Dia da Criança será marcado pela Festa da Vacina, que vai acontecer no Largo de Portugal, na antiga Estação Férrea. A ação integra a Campanha Municipal de Recuperação das Coberturas Vacinais. No dia, pais e responsáveis devem levar as crianças e jovens para atualizar a Carteira de Vacinação com as doses previstas no Calendário Nacional de Imunização.
Para o evento, estão previstas diversas atividades. Devem ser apresentadas a Carteira de Vacinação dos jovens, além de documento de identidade.