
Prefeitura recupera 15 pontes de madeira nas zonas rural e urbana
O cronograma de manutenção de pontes de madeira está em dia no Município. De acordo com relatório da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), responsável pelos serviços, de janeiro até março já foram recuperadas duas estruturas na área urbana e 13 na colônia, além da substituição de uma por bueiro de concreto.
“As pontes são estruturas até mesmo mais importantes do que as próprias estradas, porque viabilizam ou não a travessia dos vãos sobre os arroios, córregos ou assemelhados. Por elas, estão garantidos o deslocamento das pessoas e o transporte da produção. A meta do Município é prestar manutenção, com reformas, a uma média de 50 a 60 pontes de madeira por ano”, destaca o titular da SDR, Jair Seidel.
Pelotas conta com 312 pontes de madeira na zona rural, 42 travessias com tubulação de concreto e 54 estruturas de concreto. “Estamos substituindo, sempre que possível, as pontes de madeira por tubos. A madeira não suporta peso superior a 15 toneladas. Hoje, há caminhões que trafegam na colônia com mais de 30 toneladas. A estrutura de madeira deixou de ser adequada, devido ao peso que transita sobre ela”, observa Seidel.
Pontilhão da Meneghetti, pontes Crista do Galo e do Corredor do Guido - Fotos: Divulgação/SDR
Confira os serviços executados
* Área urbana
- Rua Doutor Mário Meneghetti (Navegantes) – recuperação, com substituição do madeiramento, de duas passarelas para pedestres com vão de 12 metros.
- Ponte do Corredor do Guido (Sanga Funda) – demolição da antiga estrutura e construção de nova – vigas, lastro, trilhos e guarda-rodas.
* Zona rural
- Travessão dos Mielke – Rincão da Cruz, 8º distrito – recuperação do lastro e trilhos nos seis metros do vão.
- Ponte do Scaglioni – Rincão da Cruz – 8º distrito – reforma do lastro, trilhos e contraventamentos.
- Ponte da Crista do Galo – Triunfo, 4º distrito – demolição da antiga e construção de nova em vão de oito metros.
- Ponte da Gama – Monte Bonito, 9º distrito – restauração de lastro e trilhos no vão de seis metros.
- Ponte da estrada Berchon – Cerrito Alegre, 3º distrito – lastro, trilhos e guarda-rodas novos.
- Ponte da estrada Daniel Mielke – Quilombo, 7º distrito – recuperação de lastro, trilhos e guarda-rodas em vão de cinco metros.
- Ponte de Pichi – Quilombo, 7º distrito – substituição de lastro, trilhos e guarda-rodas em vão de 20 metros.
- Ponte na estrada Chico Torto – Triunfo, 4º distrito – reforma do lastro, trilhos e guarda-rodas em vão de dez metros.
- Ponte da Colônia Santa Áurea – Quilombo, 7º distrito – troca de lastro, trilhos e guarda-rodas em cinco metros de comprimento.
- Ponte Corredor do Prietsch – Monte Bonito, 9º distrito – reparos nas vigas, trilhos, lastro e guarda-rodas em vão de dez metros.
- Ponte da Estrada do Algodão – Triunfo, 4º distrito – reforma do lastro, trilhos e guarda-rodas em cinco metros de extensão.
- Ponte próxima ao Engenho Tessmann, Passo Escuro – Cerrito Alegre, 3º distrito – instalação de lastro, vigas e guarda-rodas novos nos seis metros do vão.
- Ponte do Corredor do Peter – Santa Silvana, 6º distrito – ponte danificada pela chuva excessiva em curto período nos dias 5 e 6 deste mês. Componentes fixados no lugar.
- Construção de bueiro - substituição da ponte de madeira do Corredor do Simon por duas linhas de tubulação (oito tubos) – Monte Bonito, 9º distrito.