
Prefeitura retoma trabalho técnico social em quatro condomínios
Uma cerimônia na Escola Senac, com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, autoridades, moradores e síndicos dos residenciais da faixa um do Programa Minha Casa Minha Vida, na tarde desta segunda-feira (20), marcou a retomada do trabalho técnico social da Prefeitura com os cursos de qualificação profissional oferecidos aos moradores. As ações estavam suspensas desde março de 2020, em razão da pandemia do coronavírus. O foco, nesta etapa, será a construção civil, um mercado que não para de crescer no Município.
Fotos: Gustavo Vara
Os residenciais beneficiados são os quatro últimos entregues, que ainda dispunham de recursos reservados para a formação profissional – Acácia, Azaleia, Roraima e Amazonas. O Município contratou o Senac para ministrar as aulas e serão oferecidas cem vagas, 20 em cada um dos cinco cursos – pedreiro de alvenaria, pintura e texturização de parede, eletricista e instalador predial, montador e instalador de móveis, e aplicador de revestimento cerâmico. A instituição também mediará os primeiros contatos dos alunos dos cursos com as empresas que necessitam de mão de obra.
Na cerimônia, a prefeita Paula Mascarenhas falou sobre os passos que as famílias dos residenciais deram: o primeiro, a conquista da casa própria, e muitos, agora, encaminhando um trabalho que poderá garantir renda para realizar seus sonhos. “Não desistam, persistam, trabalhem, lutem”, pediu Paula aos participantes. Ela lembrou, ainda, que a construção civil nunca parou, mesmo durante a pandemia, e precisa, sempre, de mais gente para trabalhar.
Outra ênfase dada pela gestora foi sobre o lugar das mulheres, garantido nos cursos. “Tem gente que tenta definir o lugar que as mulheres devem estar. Tem mulheres dirigindo ônibus, carros de transporte particular, tem mulher até no gabinete da Prefeitura. Então, terá mulheres nesses cursos também”, decretou.
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal, diz que a definição pela área dos cursos foi pelo constante crescimento. Assim, convenceram as instituições financeiras, responsáveis por liberar o recurso, a autorizar as capacitações que atendem ao mercado de Pelotas.
Inscrições
As inscrições de moradores dos quatro condomínios estão abertas até 21 de janeiro, na sede da SHRF, na rua General Osório, 457, das 8h às 14h. É necessário, apenas, apresentar um documento de identificação com foto.
Seleção
Para a seleção, será considerada a manifestação de interesse nos cursos, ter atuado na área, e uma entrevista realizada pelas assistentes sociais com os candidatos e candidatas. O resultado será divulgado até o dia 31 de janeiro.
Mão de Obra Prisional
Uma parceria da Prefeitura com o Senac garantiu, gratuitamente, 25 vagas nos cursos disponibilizados, cinco em cada turma, que serão destinadas à qualificação dos recuperandos do programa Mão de Obra Prisional (MOP), do Pacto Pelotas pela Paz, que serão utilizados no Programa de Melhoria Habitacional do Município.
Também participaram da cerimônia o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella; o vice-presidente da Câmara e presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, vereador Paulo Coitinho (Cidadania); e a responsável pelo projeto pelo Senac, Glaci Andreollli.