
Prefeitura tem 12 equinos para doar a interessados
A Prefeitura de Pelotas, seguindo o programa de proteção animal, conta com 12 equinos disponíveis para doação, mediante aceitação voluntária e legal por cidadão que se comprometa a manter o cavalo ou égua adotado em condições de bem-estar. Seis machos e seis fêmeas podem ser conhecidos na Hospedaria de Grandes Animais da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), localizada na BR-392, KM 71, Fragata.
Os equinos postos em doação pela Prefeitura foram resgatados por andarem soltos em vias públicas. Hospedados por mais de 30 dias, sem procura pelos proprietários nesse prazo, para recuperá-los, ficaram disponíveis para novos tutores. O processo de adoção é simples.
De acordo com a SDR, o interessado deve ir no local e escolher o animal de preferência. Profissional da própria Hospedaria colherá sangue do equino, para que o futuro proprietário leve o material ao laboratório para exame de anemia infecciosa equina. O passo seguinte, com o resultado negativo do exame, é ir à Inspetoria Veterinária, à rua Barão de Santa Tecla, 489, para incluir o equino na sua lista pessoal ou cadastrar-se na hora, se ainda não estiver, para solicitar a Guia de Trânsito Animal (GTA), indispensável para adoção.
A GTA deve ser levada à Hospedaria para liberação imediata do cavalo ou égua. O novo tutor deve alimentar e proteger o animal, promovendo seu bem-estar, não o utilizando, por proibição legal, para atividades de tração. Profissionais da SDR visitam, periodicamente, os locais para onde os equinos foram levados, para fiscalizar as condições de saúde e de ambiente onde vivem.