
Prevpel obtém certificação do Ministério da Previdência
Em processo de auditoria, finalizado na semana passada, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel) foi recomendado a obter a certificação pelo Ministério da Previdência Social, por meio do pelo programa Pró-Gestão do governo federal. O reconhecimento destaca o Regime Próprio de Previdência Social do Município (RPPS), consolidando o Instituto no patamar de nível II de classificação, dentre quatro níveis estipulados.
Inspeção pelo auditor de Sistema Integrado de Gestão e RPPS pelo ICQ Brasil, Leandro Stelmack Dias. Fotos: divulgação Prevpel
Essa foi mais uma etapa das ações de qualificação e atividades estabelecidas desde que o Município assinou o Termo de Adesão ao Pró-Gestão em maio do ano passado. A certificação coloca Pelotas como o único RPPS de grande porte, no Estado, certificado no nível II do Pró-Gestão. Para a diretora-presidente do Prevpel, Berenice Nunes, trata-se de mais um importante avanço do órgão municipal frente aos desafios do segmento e ao processo de modernização.
"É uma conquista extremamente relevante. Isso implica em nos tornarmos investidores qualificados, possibilitando, por exemplo, investir em títulos que dão maior rentabilidade aos recursos previdenciários e que, até então, nosso RPPS não podia, além de subir no patamar de avaliação do Ministério para futuras iniciativas", explicou Berenice.
O Pró-Gestão
O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, e dos municípios foi instituído pela Portaria 185/2015 do Ministério da Previdência e atua em três eixos: Controle Interno, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. Após as verificações constatadas pela auditoria, Pelotas obteve boas pontuações em cada um deles.
Atendimento às exigências do Pró-Gestão por Pelotas
- Controle Interno – do total de seis ações, cinco foram atingidas – 83,3%
- Governança Corporativa – do total de 16 ações, 14 foram atendidas – 87,5%
- Educação Previdenciária – do total de duas, uma foi cumprida – 50%
O resultado da auditoria apontou o RPPS de Pelotas como único do Estado, na sua categoria, a atingir o nível II, dentro dos critérios estabelecidos pelo processo de certificação do programa. O Rio Grande do Sul tem 330 RPPS - seis são de grande porte, dentre os quais, Pelotas, 94 são de médio porte e, 230, de pequeno porte.
O Ministério da Previdência tem prazo legal de até 90 dias para encaminhar o selo com a certificação, já que passa por um processo de legitimação. O selo será utilizado em todos os documentos de identificação do RPPS de Pelotas.
Notícias Relacionadas

Prevpel promove o IV Seminário dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) da Zona Sul

Prevpel recebe prêmio Destaque Brasil 2025

Fundo de Assistência Médica do PrevPel completa 53 anos

Prevpel realiza sessão de Cinema na próxima quarta-feira (18), para aposentados