
Programa Andorinha impulsiona a educação em Pelotas após a pandemia
Na manhã do último dia 13, no Auditório da CEHUS - UFPEL, ocorreu o 1º Seminário do Programa Andorinha, ação entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Prefeitura, que iniciou em 2022 e objetiva a qualificação da educação no município em período de reconstrução do pós-pandemia. Participaram na mesa de discussões, a secretária da Educação e Desporto (SMED), Adriane Silveira, e o pró-reitor de extensão da UFPel, professor Eraldo Pinheiro dos Santos.
Seminário do Programa Andorinha reuniu educadores de toda da rede municipal e da UFPel (Fotos: Divulgação)
Professores de diferentes cursos da UFPel relataram os objetivos de seus projetos para as escolas de Pelotas dando sinais de ampliação dos mesmos para este ano. Durante o seminário, foram apresentados banners dos projetos desenvolvidos nas escolas. Professores e alunos da UFPel, acompanhados de professores e coordenadores da smed apresentam os trabalhos desenvolvidos nos anos de 2022 e 2023.
A secretária de Educação fez uma explanação sobre o panorama da realidade das escolas, que “ Apesar das fragilidades encontradas pelos profissionais da educação no município, o sucesso da parceria acontece devido ao esforço e vontade daqueles professores que querem fazer o “a mais” pela educação”.
A relação com a universidade, através dos diferentes cursos, que não apenas aqueles de formação de professores, diversifica e constrói novos cenários educacionais com as premissas da Educação 5.0, afirmou Adriana “O resultado é extremamente positivo uma vez que atende os fundamentos pedagógicos da BNCC que está pautado no desenvolvimento de competências e o compromisso com a educação integral do aluno, preparando o mesmo para ser um cidadão do mundo”, conclui.
No final do Evento, a Diretora Pedagógica da smed, Adriane Esperança, recebeu o Catálogo de Cursos e Oficinas que poderão ser ofertados para o ano de 2024.
Desde a assinatura desta pactuação entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Prefeitura Municipal de Pelotas em setembro de 2022, já foram desenvolvidas mais de 50 oficinas por meio do Programa Andorinha. Em torno de 30 projetos de professores e alunos universitários foram desenvolvidos na rede municipal de Pelotas, sempre com o objetivo de aproximar os saberes acadêmicos e escolares.
Notícias Relacionadas

Alunos do CMP participam de filme que concorrerá no Festival de Gramado

Matrículas para EJA na rede municipal de ensino estão abertas

Aulas da rede municipal de ensino retornam nesta segunda-feira

Prefeitura abre nova consulta pública para escolha de equipes diretivas