
Programa Operação Terra Forte é apresentada às comunidades quilombolas
Na manhã desta quinta-feira (24), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foi realizada a segunda reunião de apresentação do programa Operação Terra Forte, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. O encontro, voltado às comunidades quilombolas, teve como objetivo mobilizar os moradores das localidades do Algodão (4º distrito), Alto do Caixão (7º distrito), Vó Elvira (9º distrito, no Monte Bonito), Cerrito Alegre e Ramos (ambos no 3º distrito) para participarem do programa.
A iniciativa, que contará com recursos do Fundo de Reconstrução do RS (Funrigs), no valor de aproximadamente R$ 300 milhões, beneficiará diretamente 15 mil agricultores familiares em todo o estado. Em Pelotas, 100 produtores serão contemplados.
O que é o programa
O Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha é voltado a recuperação de solos, incentivando práticas sustentáveis e posicionando a agricultura familiar como eixo estratégico na reconstrução do Rio Grande do Sul.
O programa identifica e diagnostica propriedades rurais, elabora planos individuais de recuperação, estrutura patrulhas mecanizadas, oferece assistência técnica para implementação dos planos e difunde tecnologias de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.
Estiveram presentes no encontro o secretário de Igualdade Racial, Júlio Domingues, o diretor executivo da SDR, Antônio Soares, a engenheira agrícola da SDR, Rejane Jorge, o chefe do escritório municipal da Emater/RS, Rodrigo Prestes, e a coordenadora da rede de Atenção as Equidades, Bianca Medeiros.