
Projeto voltado à primeira infância começa a ganhar forma
Nesta quarta-feira (7), a prefeita Paula Mascarenhas e o secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Flávio Ferreira, deram o "start" ao projeto piloto de Rotas Acessíveis e Centralidade nos Bairros, que será desenvolvido pela Prefeitura. A inciativa atende à proposta da Rede Brasileira Urban95, da qual Pelotas e outras 13 cidades fazem parte.
A ideia inicial do projeto foi detalhada à prefeita durante encontro no Paço Municipal. De acordo com as diretrizes apontadas pela Rede Urban95, a proposta do Município, desenvolvida pelos arquitetos urbanistas Guto King e Carmen Roig, traz um Plano de Rotas Acessíveis para as crianças e seus cuidadores, dentro do eixo de espaços públicos previsto pela Rede. O projeto piloto contemplaria melhorias na região da rua Mário Peiruque entre a Bom Jesus e o Jardim Europa.
Reunião detalhou projeto orientado pela Urban95 - Fotos: Gustavo Vara
"O projeto é maravilhoso, integrador. Vai nos permitir tornar a cidade mais agradável para as pessoas, para que elas vivam mais Pelotas, se sintam acolhidas e estimuladas a compartilhar os espaços urbanos, especialmente quando voltados para as crianças", observou Paula.
O projeto
As primeiras definições do Plano de Rotas Acessíveis apresentaram intervenções urbanas no local escolhido, apontando melhorias para a etapa de espaços de convivência como micropraças, bancos, árvores, paisagismo, espaços lúdicos e brinquedos. Uma segunda etapa dará conta da realização da Centralidade de Bairro (identificação e delimitação de um pequeno centro daquela localidade).
O projeto ainda está em fase de detalhamento e de integração com outras secretarias municipais, para posterior busca de recursos e execução.
"O projeto passa a ser um marco a partir de seu início e sua realização. A cidade passa a ser algo muito mais integrado com as crianças e as famílias que estão ao seu entorno. O próximo passo será uma reunião intersetorial com os demais órgãos do Município, que também estarão envolvidos nesta construção, para começarmos a operacionalizar o projeto", explicou o secretário Flávio Ferreira.
O que é a Rede Urban95
A Rede Brasileira Urban95, lançada no ano passado, é uma parceria entre a Fundação Bernard Vanleer e o Instituto Cidades Sustentáveis, visando estimular e fortalecer programas e políticas públicas que aliem desenvolvimento urbano sustentável e a primeira infância no Brasil. A iniciativa busca promover mudanças nos espaços públicos e nas oportunidades que moldem os primeiros cinco anos da vida das crianças. Por isso, trabalha com urbanistas e autoridades municipais, lançando o desafio: “Se você pudesse experimentar a cidade a partir de uma altura de 95 cm – a estatura de uma criança de três anos – o que você mudaria?”.
Pelotas foi escolhida para integrar a rede Urban95, junto a outras 13 cidades, por se destacar em ações de inclusão, direcionadas às crianças, como os projetos ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros e Infância Protegida, ambos dentro do Pacto Pelotas pela Paz. Também integram a Rede as cidades Aracaju, Boa Vista, Brasileia, Caruaru, Campinas, Crato, Fortaleza, Ilhéus, Jundiaí, Niterói, Recife, São Paulo e Ubiratã.
Notícias Relacionadas

Prefeitura apresenta Decreto 7072 a movimentos sociais

Requalificação da Fernando Osório será entregue nos próximos meses

Prefeitura debate Decreto sobre áreas baixas com setor da construção civil

Prefeitura apresenta decreto de áreas baixas à construção civil