Ação teve o objetivo de ampliar a cobertura vacinal das crianças de 5 a 11 anos e protegê-las contra o coronavírus

Público comparece para o Dia C de vacinação infantil em Pelotas

Ação teve o objetivo de ampliar a cobertura vacinal das crianças de 5 a 11 anos e protegê-las contra o coronavírus
Por Larissa Bruno 19-04-2022 | 14:28:30
Tags: coronavírus, covid-19, vacinação infantil

O Dia C de vacinação contra a Covid-19, para crianças de 5 a 11 anos, ocorreu nesta terça-feira (19) em Pelotas. A ação promovida pela Prefeitura teve como objetivo incentivar a imunização do público infantil, principalmente com a aplicação da segunda dose da proteção. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até a segunda-feira (18), pouco mais de 33% do público-alvo no município, dessa faixa etária, havia completado o esquema vacinal, o que é considerado um percentual baixo e, por isso, reforça a importância da programação desta terça-feira.

O professor Maurício Meurer, 43 anos, levou o filho Miguel para receber a segunda dose na Associação Rural e aprovou a atividade. “O atendimento foi bem rápido, estava fácil de estacionar e o pessoal foi bastante atencioso. Estávamos ansiosos para completar o esquema vacinal dele, porque quanto mais protegido todo mundo estiver, melhor para a sociedade. Já vimos o quanto a vacinação reduziu os casos da doença e sintomas graves”, afirmou.

Também na Rural, o representante comercial Roger da Silva compareceu com o pequeno Lucas para receber a segunda aplicação. “Temos que ter a consciência de trazer as crianças para serem vacinadas. As vacinas são seguras e, com as pessoas se protegendo, é possível voltar a vida normal”, disse.

As aplicações seguem até o final da tarde desta terça-feira, para que pais e responsáveis possam levar as crianças para receber as doses da Pfizer ou a segunda aplicação da CoronaVac. O Dia C ocorre na Unidade de Vacinação Infantil, na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, na casa da rua General Neto, 1.707, ao lado do Ceron, e na Associação Rural de Pelotas — que atende somente até esta quarta-feira (20). 

Dia C de vacinação infantil na Associação Rural e na Unidade de Vacinação Infantil Ubai Navegantes | Fotos: Michel Corvello

Para aqueles que não puderem comparecer, é possível levar as crianças para serem vacinadas em outros dias, locais e horários. Confira abaixo.

1ª e 2ª doses

Pfizer — de 5 a 11 anos

Disponível para crianças com idade entre 5 e 11 anos e para as que sejam imunocomprometidas, tenham comorbidades ou deficiência, na Unidade de Vacinação Infantil na Ubai Navegantes, localizada na rua Dona Darci Vargas, 212, das 8h às 19h30min. A segunda dose deve ser feita com, no mínimo, oito semanas de intervalo da primeira.

1ª e 2ª doses

CoronaVac — de 6 a 11 anos

Disponível para crianças com idade entre 6 e 11 anos, na rua General Neto, 1.707, ao lado do Ceron, entre as ruas Marcílio Dias e Professor Araújo, das 8 às 17h, sem fechar ao meio-dia. A segunda dose deve ser feita com, no mínimo, 28 dias de intervalo da primeira.

Quais documentos levar

Faixa etária: 5 a 11 anos

Para 1ª dose

- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto (caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento, com a declaração disponível neste link - https://www.pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil)

- Comprovante de residência do responsável

- Carteira de Vacinação da criança

- Declaração Vacinação para Adolescentes/Crianças (disponível em http://bit.ly/vacina-crianca-pelotas)

- Atestado simples (não precisa ser padrão) para crianças de 5 a 11 anos com imunocomprometimento, comorbidade ou deficiência

- Cartão SUS (opcional)

Para 2ª dose

- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto. Caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento com a declaração disponível neste link - https://www.pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil)

- Cartão SUS (opcional)

- Carteira de Vacinação da criança

Notícias Relacionadas

Retrate realiza curso profissionalizante de patchwork

Retrate realiza curso profissionalizante de patchwork

SAMU Pelotas se destaca em competição durante seminário dos 20 anos do SAMU Guaíba

SAMU Pelotas se destaca em competição durante seminário dos 20 anos do SAMU Guaíba

Rede Psicossocial define cronograma dos Caps na Rua

Rede Psicossocial define cronograma dos Caps na Rua

Prefeitura está engajada no Agosto Dourado

Prefeitura está engajada no Agosto Dourado