
Quebrada Cultural movimenta bairro Dunas neste sábado
A partir das 11h deste sábado (18), o bairro Dunas recebe a Quebrada Cultural, uma feira de economia solidária criativa e cultural, que busca fortalecer instituições, coletivos e pequenos empreendimentos que atuam no loteamento Dunas, junto ao Comitê de Desenvolvimento do Dunas (CDD). A programação se estende até as 20h e inclui música, dança, basquete e oficinas, e oferecerá almoço comunitário a R$ 10 por pessoa. Apoiadora do evento, a Prefeitura está recolhendo doações de brinquedos e doces, que serão distribuídos às crianças durante a Quebrada Cultural. As doações podem ser entregues na sede da Secretaria de Cultura (Secult), Praça Cel. Pedro Osório, 2, até às 14h desta sexta-feira (17), e na sede do CDD, à rua Ulisses Guimarães, 2057, até às 18h.

Imagem: Divulgação
A Quebrada Cultural terá a Feira Preta, Clube do Choro, Dunas Rap, Mano Rick, Tropa da Dança, Ilusionismo Sonoro com Serginho da Vassoura e Davi Batuka, Capoeira Filhos da Roda, Taekwondo e muralismo. Também haverá uma ação paralela, realizada pela UFPel, com famílias do Programa Local de Soberania Alimentar do Dunas, e serão oferecidas oficinas de dança, artesanato e costura, duas delas viabilizadas pelo Edital de Subsídio de Manutenção de Espaços Culturais - Lei Aldir Blanc - Secult Pelotas 2020-2021, executado pela Uniperiferia.
A coordenação do CDD, composta por Michel Kunth da Silva, Luan Cunha e Simone Martins, diz que durante os momentos mais difíceis da pandemia, nos dois últimos anos, houve um grande esforço coletivo de restruturação organizacional e operacional do Comitê, e as ações foram adaptadas ao momento de isolamento social, em forma de lives com shows e conversações sobre temas sociais, de desenvolvimento local e cultural.

Imagem: Divulgação
Nesse período, teve seguimento o Programa de Soberania Alimentar; a sede do CDD e área verde do entorno receberam melhorias de iluminação, horta, plantio de árvores e instalação de biblioteca pública, entre outras. As ações culturais contaram com a participação dos coletivos Dunas Rap, Estúdio CDD Dunas e dos pontos de cultura Outro Sul e Paralelo 33 Transformundo. A incubação da Usina Feminista tem se consolidado como mais uma instituição atuante no Loteamento Dunas, junto ao CDD, AMIZ e Uniperiferia - instituições que há anos vêm fortalecendo ações culturais e econômicas de periferia.
Notícias Relacionadas

Dia do Patrimônio oferece atividades para as crianças

Seis atividades culturais movimentam o Centro Histórico em paralelo à programação do Dia do Patrimônio

Abertas as inscrições para a exposição “Memorial das Águas” em Pelotas

Secretária de Cultura diz retornar inspirada do Encontro da Rede Urban95