Remar para o Futuro conquista ouro no Campeonato Sul-americano
Atletas do Remar para o Futuro retornam para Pelotas, nesta quarta-feira (22), trazendo uma medalha de ouro, três de prata e quatro de bronze do Campeonato Sul-americano de Remo 2021, que ocorreu em Assunção, capital do Paraguai. As competidoras formadas pelo projeto da Prefeitura de Pelotas, voltado a estudantes da rede municipal, Shaiane Ucker e Maria Fuhrman, se tornaram campeãs sul-americanas de remo no barco Quatro Sem - principal embarcação do programa nacional (Remo4).
“As pelotenses que conquistaram o título de campeãs sul-americanas tiveram que vencer as atuais vice-campeãs mundiais e superaram dois barcos que, há poucos dias, foram ouro e bronze nos Jogos Pan-americanos Júnior”, explicou, emocionado, o treinador do Remar para o Futuro, Oguener Tissot. “Os pelotenses correram em todas as classes de barcos da competição e garantiram, para o Brasil, excelentes resultados”, completou.
Para buscar esses títulos, foram 40 horas de viagem de ônibus do Rio de Janeiro até Assunção no Paraguai. De acordo com a Confederação Brasileira de Remo, esta foi a maior delegação brasileira que se tem registro em uma regata internacional. Mais de 50 atletas participaram representando o Brasil. Desses, nove competidores e um treinador eram do Projeto Remar para o Futuro. A competição contou com a participação de mais de dez países da América do Sul.
Na categoria masculina, bons resultados também foram obtidos pelos três atletas pelotenses, formados no projeto de Pelotas, conquistando prata e bronze na competição. Confira os resultados dos pelotenses que representaram o Brasil pela Seleção Brasileira no Sul-americano 2021.
Atletas do Remar para o Futuro integraram a Seleção Brasileira de Remo no Sul-Americano 2021 e conquistaram nove medalhas, sendo uma de ouro. Foto: Divulgação
Finais de sábado
Prata - Double Skiff Júnior Feminino - Helen Belony Centeno
Dois Sem Masculino Júnior
Quarta colocação - Robson Radman
Bronze - Double Skiff Peso Leve Sênior - Piedro Xavier
Prata - Dois Sem Feminino Júnior - Shaiane Ucker/Maria Fuhrmann
Quatro Sem Feminino
Bronze - Sênior - Mariana Macedo
Resultados do segundo dia de finais
Ouro - Quatro Sem Feminino Júnior - Shaiane Ucker/Maria Fuhrmann
Prata - Four Skiff Sênior Peso Leve - Piedro Xavier
Bronze - Quatro Sem Masculino Júnior - Robson Radman
Bronze - Oito Com Masculino Sênior - Facundo Mezquita
Prata - Oito Com Femimino Sênior - Ana Júlia Ferreira/Mariana Macedo/Shaiane Ucker/Evelen Cardoso
Sobre o Projeto
O projeto Remar para o Futuro está inserido nas estratégias de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, e é realizado pela Prefeitura em conjunto com a Academia de Remo Tissot, os clubes Centro Português de Pelotas e Regatas do Flamengo do Rio de Janeiro. A coordenação geral é do professor da Universidade Federal de Pelotas, Fabrício Boscolo.
Preparação dos atletas
No processo de formação de atletas, os jovens do Projeto contam com vários equipamentos de remo indoor e uma academia completa, onde realizam treinos de musculação e levantamento de peso olímpico (LPO), além de sala de yoga. No Centro de Treinamento da Academia de Remo Tissot, também existe um espaço para receber professores e estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que realizam trabalhos focados na prevenção e reabilitação dos atletas de forma permanente. Fora das instalações do projeto, os competidores recebem atendimentos em clínicas particulares nas áreas de ortodontia e nutrição para melhor desenvolvimento esportivo.
Conheça os profissionais que atuam no projeto
Flaviano Moreira: fisioterapeuta
Bianca Santana: dentista
Larissa Braga: nutricionista
Matheus Wicth: nutricionista
Verônica Diedrich: supervisora e instrutora de yoga
Maurício Feijó: professor de remo
Thiago Mello: preparador físico
Ex-atleta profissional Victor Ruzick: auxiliar técnico