A prefeita Paula Mascarenhas recebeu Claudia Vidigal nesta sexta-feira (15), para apresentar ações voltadas à primeira infância do Município e alinhar parceria com novas ideias

Representante da Rede Urban95 conhece projetos do Pacto pela Paz

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu Claudia Vidigal nesta sexta-feira (15), para apresentar ações voltadas à primeira infância do Município e alinhar parceria com novas ideias
Por Marina Amaral 15-10-2021 | 17:05:15
Tags: pacto pelotas pela paz , urban95
Com colaboração de César Soares e Kerolin Lulhier

Nesta sexta-feira (15), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu a representante da Rede Urban95 e do projeto Pé de Infância - iniciativas que integram o eixo de Urbanismo do Pacto Pelotas pela Paz -, Claudia Vidigal. Pela manhã, no Paço Municipal, foi feita uma apresentação sobre as ações da política pública do Executivo voltadas à primeira infância. Já à tarde, as Escolas de Ensino Infantil (Emeis) Ivanir Dias e Herbert de Souza foram visitadas, bem como o Presídio Regional de Pelotas (PRP), onde teve início a aplicação da metodologia socioemocional desenvolvida pelo programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros à segunda turma de apenados. 

Durante o primeiro encontro realizado pela manhã, foi fortalecida a parceria entre Município e a Rede Urban95. Paula expressou o desejo em visitar outras cidades nas quais as ações voltadas à primeira infância, promovidas pela instituição, são desenvolvidas, a fim de aplicá-las em Pelotas. Paula destacou que a reunião teve como principal objetivo alinhar ideias e pensar nos próximos passos do Pé de Infância, projeto que busca oferecer espaços públicos e oportunidades às crianças, além de desenvolver ações voltadas a esse público. 

“A parceria com a Rede Urban95 é uma das grandes novidades deste governo. Temos muitas equipes trabalhando nos projetos voltados à primeira infância do Pacto, e agora vamos focar na transformação visual das vias públicas, para tornar mais evidente a nossa preocupação com as crianças, e pensar nos espaços e intervenções do Pé de Infância”, declarou a chefe do Executivo municipal.
Foto: Gustavo Vara

De acordo com Claudia, que também representa a Fundação Bernard van Leer, “Pelotas é uma das cinco cidades parceiras da instituição que mais apresentam potencial”. A reunião foi acompanhada pela chefe de Gabinete, Kelli Baum, a assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Vera Roig.

Apresentação do Pacto

Na sequência da reunião, a gestora municipal apresentou as políticas de Primeira Infância desenvolvidas pelo Município, inseridas no Pacto Pelotas pela Paz, e as ações voltadas para a ampliação e aprimoramento delas. Iniciativas como o ACT, Cada Jovem Conta, Conte Comigo, Saúde na Escola, Banco de Oportunidades, Criança Feliz (que nasceu do Programa Primeira Infância Melhor e atende crianças de 0 a 6 anos), Sorrindo na Escola e Famílias Acolhedoras foram expostas e detalhadas. 

Paula reiterou a necessidade de fortalecer cada vez mais essa rede e cuidar das crianças. “Eu fico muito orgulhosa desse trabalho e tenho certeza que podemos fazer ainda mais, tornando isso um sistema”, completou. “Vamos renovar a parceria com Pelotas por mais anos e, assim, desenvolver mais ações de proteção, estímulo e valorização da primeira infância”, afirmou, por sua vez, a representante do Urban95.

Foto: Gustavo Vara

Participaram da apresentação os secretários de Saúde (SMS), Roberta Paganini, e de Assistência Social (SAS), José Olavo Passos, a enfermeira da SMS e responsável pelo Infância Protegida - ação do Pacto Pelotas pela Paz -, Carmem Viegas, a diretora executiva da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Clotilde Conceição Victória, as coordenadoras pedagógicas de educação infantil da Smed, Taiani Corrêa e Jaqueline Silveira, a assistente social do Departamento de Planejamento da SAS, Raquel Nebel, as coordenadoras da Média Complexidade, Andreia Iriart, e de Políticas Públicas para Mulheres da SAS, Manoela Rodrigues, respectivamente, além de Kelli Baum, Aline Crochemore e Carmem Roig.

Visita às escolas de educação infantil

A prefeita Paula Mascarenhas apresentou, após as reuniões no Paço, a estrutura de duas escolas municipais de educação infantil para a representante da Fundação Bernard van Leer e da Rede Urban95 no Brasil, Claudia Vidigal. As Emeis Ivanir Dias, na Cohab Tablada, e Herbert de Souza, no bairro Pestano, foram mostrados por Paula em parceria com as equipes das escolas. Os espaços das salas de aula, bibliotecas, refeitórios, pracinhas, depósitos e secretarias, que foram completamente requalificados pelo Município, foram visitados. A secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, acompanhou as vistorias.

A Emei Ivanir Dias tem capacidade para atender 200 alunos e a Herbert de Souza comporta até 260 crianças. Ambas acolhem meninas e meninos em idades de berçário, maternal e pré. “As nossas escolas se tornaram lugares mais agradáveis, atrativos e acolhedores para as nossas crianças. E receber o projeto Urban95 nos deixa muito felizes, porque a ideia é colocar o foco do governo, da administração pública, no desenvolvimento e proteção dos pequenos, sobretudo na Primeira Infância”, frisou Paula.

“Nessa visita às escolas, percebi que estamos no caminho certo. Elas são lindas e bem estruturadas. O nosso trabalho vai atingir, de maneira muito positiva, não só as nossas crianças, mas também as suas famílias e aqueles que têm contato com elas”, ressaltou Claudia.
Foto: Michel Corvello

Nova turma do ACT no Presídio Regional

Dando continuidade na agenda de visitas à cidade, a representante do Urban95 acompanhou a prefeita na abertura da segunda turma do ACT no PRP. As atividades começaram na tarde desta sexta-feira, exatamente um mês após a formação da primeira turma.

Notícias Relacionadas

Prefeito recebe cadeia produtiva do pêssego

Prefeito recebe cadeia produtiva do pêssego

Festival do Servidor tem sucesso de participação

Festival do Servidor tem sucesso de participação

Prefeito recebe a delegação pelotense do Mundial de Taekwondo

Prefeito recebe a delegação pelotense do Mundial de Taekwondo

Mutirão de regularização da Guabiroba termina com 348 atendimentos

Mutirão de regularização da Guabiroba termina com 348 atendimentos