
Requalificação da Ferreira Viana começa na quinta-feira
Obra viária de grande porte, aguardada com expectativa, está com o início marcado para esta quinta-feira (14). Trata-se da requalificação da avenida Ferreira Viana, com 4,2 quilômetros de extensão, do entroncamento com a Juscelino Kubitschek de Oliveira até a ponte do Laranjal. Mais de R$ 4,4 milhões serão investidos, com recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Estão previstas nova pavimentação asfáltica, drenagem, ciclofaixa e sinalização horizontal e vertical.
"A Ferreira Viana é uma das vias que registra o maior movimento de trânsito de Pelotas. Essa requalificação cumpre mais uma etapa do nosso plano de governo e proporcionará mais organização à mobilidade, trazendo mais segurança e conforto para todos”, afirma a prefeita Paula Mascarenhas.
O secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, cuja pasta será responsável pelo acompanhamento técnico da execução do projeto, destaca a grande obra de drenagem que será executada na via. "Queremos garantir que o asfalto não abra, como vem ocorrendo em dias de fortes chuvas, causando enormes transtornos para a população”, explica.
Obras vão organizar a mobilidade na avenida - Fotos: Rodrigo Chagas
Plano de execução
Para que as obras viárias causem o menor impacto possível na rotina da população, o trabalho de requalificação será dividido quatro trechos, segundo a Seplag.
- Trecho 01 - o plano de execução se iniciará com a interrupção do tráfego no sentido Centro/bairro, entre as rotatórias do Shopping Pelotas e da avenida República, denominado como Trecho 01. No percurso, serão realizadas escavações para as travessias, instalação dos tubos, envelopamento, construção das caixas, recomposição das valas com aterro do material retirado, e aplicação de massa asfáltica onde as redes foram instaladas.
- Trecho 02 – inicia-se na rótula da avenida República e se estende até a rótula do loteamento Umuharama.
- Trecho 03 - começa na rotatória do Umuharama e se estende até a da Estrada do Engenho.
- Trecho 04 - da rotatória da Estrada do Engenho até a de acesso à ponte do Laranjal sobre o arroio Pelotas. Envolverá redes longitudinais, com a construção de caixas com tampas grelhadas nas margens da ciclofaixa. Além disso, serão realizadas fresagem e aplicação de asfalto em toda a extensão do trecho, com um declive único, visando escoar eficazmente a água da via em dias chuvosos.
Notícias Relacionadas

Prefeitura monitora situação das chuvas no município

Prefeitura assina protocolo de intenções com UFPel e IFSul

Prefeitura encaminha programa de reconstrução Pelotas 4M ao Legislativo

Prefeito em exercício visita local que vai receber espaço comunitário no Obelisco