Esta quinta-feira foi o último dia de retomada obrigatória do ensino presencial nas Emefs e Emeis de Pelotas, de acordo com o cronograma definido pela Prefeitura e equipes diretivas das escolas

Retorno às aulas é marcado pela segurança e acolhimento

Esta quinta-feira foi o último dia de retomada obrigatória do ensino presencial nas Emefs e Emeis de Pelotas, de acordo com o cronograma definido pela Prefeitura e equipes diretivas das escolas
Por Marina Amaral 11-11-2021 | 17:45:10
Tags: ensino presencial obrigatório, retorno, rede municipal, emefs, emeis

Esta quinta-feira (11), seguindo o cronograma definido pela Prefeitura, foi dia de retorno obrigatório, estabelecido pelo Decreto Estadual 5.671/2021, ao sistema presencial de ensino nas escolas da rede municipal, de forma segura, acolhedora e com fiscalização e monitoramento para estudantes, professores e funcionários. Conforme acordado entre Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e as equipes diretivas das instituições de ensino, a determinação da retomada das atividades presenciais começou a valer na segunda-feira (8), e os educandários tiveram até esta quinta-feira para se organizar e comunicar às famílias, com objetivo de propiciar uma volta estruturada a todos.

No Colégio Municipal Pelotense, pela manhã, Neli Silveira aguardava, no portão, a hora do sinal tocar para que seu neto, João Pedro, pudesse retornar à escola. O pequeno de 8 anos está no 2º ano do Ensino Fundamental. Durante o período que as aulas eram ministradas apenas de forma remota, estudava muito em casa, principalmente as disciplinas de Inglês e Matemática, para voltar preparado. “Agora, as crianças precisam retornar às escolas. Tenho certeza que está tudo sendo feito de forma segura”, afirmou a avó do menino.

Fotos: Michel Corvello

Na Escola de Educação Infantil (Emei) Ivanir Dias, a professora Naraci Ribas e a auxiliar da classe, Letícia dos Reis, ficaram surpresas com a percepção e entendimento que o trio de alunos, de apenas três anos, tiveram sobre a situação referente ao retorno. As profissionais destacaram que essa é a primeira experiência dos pequenos na escola, devido à idade, e ressaltaram a importância da preparação feita pelos pais e responsáveis. “Eles estão aceitando, o que é o mais importante para nós, e questionando quando podem levantar, tocar nos brinquedos ou retirar a máscara em alguns momentos, como nos de alimentação. Eles vieram preparados de casa, então o retorno tem tudo para ser bom”, comentou Naraci.

Fotos: Michel Corvello

A avaliação dos primeiros dias de retorno às aulas presenciais nas escolas é positiva, de acordo com a Secretaria de Educação e Desporto. O chamado feito pelo Município está sendo atendido pelos alunos e suas famílias, o que vai contribuir para o sucesso do processo, que foi pensado e planejado seguindo diretrizes e medidas sanitárias. 

“O planejamento estratégico junto às equipes diretivas e o acompanhamento que tem sido feito, com reuniões institucionais semanais, têm fornecido diagnóstico para que a Smed possa agir com celeridade sobre as necessidades apresentadas pelos educandários”, defendeu a secretária Adriane Silveira.

O retorno ao ensino presencial é fundamental para a retomada da aprendizagem das crianças e jovens, que conviviam, há mais de um ano e meio, com aulas remotas. Essa obrigatoriedade considera os números relativos à pandemia da Covid-19, mas também a segurança e proteção que os ambientes escolares proporcionam. As medidas sanitárias e de distanciamento, bem como os protocolos de prevenção e monitoramento, serão seguidos à risca, já que as escolas são ambientes fiscalizados rotineiramente pelo Centro de Operações de Emergências da Saúde para a Educação (COE-E) Municipal e as vigilâncias Sanitária (Visa) e Epidemiológica (Vigep).

Quatro escolas retornam nos próximos dias

Segundo levantamento da Smed, feito nesta quinta-feira, três instituições de ensino não conseguiram cumprir o programado e retornar na data. Sendo assim, retomarão as atividades nos próximos dias. São elas:

- Emef Piratinino de Almeida - o retorno não foi possível devido a não conclusão da nova demarcação dos espaços. Nova data é a próxima terça-feira (16);

- Emef Mariana Eufrásia - fechada por problemas estruturais, pela Visa, foi liberada para início do ensino presencial na quarta-feira (17);

- Emei João Guimarães Rosa - apresentou dificuldade de acesso pelo transporte coletivo. Uma reunião com a equipe diretiva foi marcada para esta sexta-feira (12); e,

- Emef Nossa Senhora de Lourdes - retorno presencial programado para a terça-feira (16).

Relembre como se dará a organização

Em Pelotas, existem 93 escolas na rede municipal de ensino de Educação Básica (formada pelos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio). Dessas, 89 retornam ao ensino presencial; as cinco restantes estão em processo de reformas estruturais e seguem apenas com aulas remotas.

Cinco Emefs retornam à modalidade presencial sem escalonamento de alunos e 11 voltam com a totalidade dos alunos de algumas turmas sem escalonamento e com demais turmas com escalonamento. O restante das escolas retorna com todos os alunos presentes com escalonamento, seguindo os protocolos.

* Confira a listagem

- Emefs que retornam ao presencial sem escalonamento: Júlio de Castilhos; Lima e Silva; Evaristo da Veiga; Honorina Torres; e Wilson Muller.

- Emefs que os alunos de algumas turmas retomam o presencial sem escalonamento e outras turmas voltam com escalonamento: Alberto Rosa; Dona Maria Joaquina; Dr. Berchon; Erasmo Braga; Garibaldi; Henrique Peter; João da Silva Silveira; Márcio Dias; Waldemar Denzer; Brum de Azeredo; e Maria Helena Vargas da Silveira.

Notícias Relacionadas

Alunos do CMP participam de filme que concorrerá no Festival de Gramado

Alunos do CMP participam de filme que concorrerá no Festival de Gramado

Matrículas para EJA na rede municipal de ensino estão abertas

Matrículas para EJA na rede municipal de ensino estão abertas

Aulas da rede municipal de ensino retornam nesta segunda-feira

Aulas da rede municipal de ensino retornam nesta segunda-feira

Prefeitura abre nova consulta pública para escolha de equipes diretivas

Prefeitura abre nova consulta pública para escolha de equipes diretivas