
Retrate e Senar finalizam último curso deste ano
O último curso da parceria entre o serviço de Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate) do Município e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS), em 2021, foi concluído nesta quinta-feira (25). Dez mulheres participaram das aulas de bordado a mão e já fazem planos para o uso das técnicas aprendidas.
Alunas aperfeiçoam-se gratuitamente - Fotos: Michel Corvello
O curso foi realizado em três dias, de terça (23) a quinta-feira (25), nos turnos da manhã e tarde. A instrutora Claudiana Thurow ensinou técnicas de bordado livre, vagonite, em tecido xadrez, e ponto cruz.
No encerramento, a coordenadora do Retrate, que integra a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Prefeitura, Fernanda Pinto, disse que “os cursos da parceria Retrate/Senar nos qualifica com a profissionalização. Os participantes adquirem várias competências que os tornam aptos a desempenhar técnicas aprimoradas e ampliam suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho”. Ela afirma que se orgulha de oferecer esse atendimento com o apoio do Sindicato Rural de Pelotas e da equipe do Senar.
Entre as participantes, a empolgação era visível. Jane Pereira diz que o curso foi muito útil porque poderá aplicar as técnicas de bordado em outros artesanatos com os quais já trabalha. Giane Lopes afirma que o conteúdo foi muito bom, que aprendeu pontos que não sabia e que também foi uma oportunidade de socializar, ficar com outras pessoas, já que com a pandemia provocou o isolamento para evitar a proliferação do vírus. Márcia Vaz também aprovou. “Acho o máximo os cursos do Senar. Estava ansiosa”, e também disse que o que mais gostou é que poderá adaptar o que foi ensinado a outras técnicas e que já está aproveitando o aprendizado para gerar renda.
Este é o décimo ano da parceria. Todos os cursos realizados pelas duas entidades são gratuitos aos participantes, que são responsáveis apenas pela aquisição do material que utilizarão. Para 2022, estão previstos mais cursos, como patchwork, pintura em tecido, bordado a mão, macramê, costura, culinária, pães caseiros, bolos e doces, e tecelagem em lã crua. As inscrições serão abertas em fevereiro, para usuários dos serviços de saúde mental e para a comunidade rural, na sede do Retrate, à rua Félix da Cunha, 564. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (53) 98105-4131.