
Reunião na Prefeitura discute ações para a passagem de ciclone
O alerta com relação à passagem de ciclone extratropical na região de Pelotas, nesta de quarta-feira (12), motivou reunião de emergência do secretariado da Prefeitura com a Defesa Civil e outras instituições públicas da cidade. O encontro foi coordenado pelo titular da Secretaria de Ações da Cidade (SAC), Flávio Al-Alam, e contou com a participação da prefeita Paula Mascarenhas. O principal objetivo foi alinhar os protocolos de segurança e atendimento à população em caso de emergências.
A prefeita Paula afirmou que as equipes da Prefeitura estão acompanhando atentamente a situação na região e mobilizadas para possíveis situações de riscos. “Nós temos um grupo de todas as secretarias com a Defesa Civil, os órgãos de segurança, para que tenhamos rápidas respostas caso situações extremas ocorram. Se for preciso, teremos ações rápidas e conectadas para que as pessoas se sintam protegidas e amparadas”, disse.
Qualquer emergência deve ser registrada pelo telefone 193. Fotos: Michel Corvello
De acordo com Al-Alam, as secretarias que compõem a SAC – Serviços Urbanos e Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Obras e Pavimentação, Desenvolvimento Rural, Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Planejamento e Gestão e Qualidade Ambiental - já haviam se reunido, na terça-feira (11), para projetar as possíveis ações. “A reunião de hoje serviu para alinharmos com órgãos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, CEEE Equatorial e outras secretarias, a integração de serviços que podem ter de ser acionados durante a passagem do ciclone”, disse.
Participaram, além dos secretários e representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, do Corpo de Bombeiros e da CEEE Equatorial, o presidente da Câmara de Vereadores, César Brisolara (PSB) e os vereadores Antônio Peixoto (PSD) e Michel Escalante (PP).
Atendimento à população
Para agilizar o atendimento de emergências, a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
O coordenador regional da Defesa Civil no Sul do Estado, tenente-coronel Márcio André Facin, solicita que a comunidade fique atenta aos alertas oficiais e que as pessoas se cadastrem para receber os avisos e alertas da Defesa Civil Estadual direto no celular. Para isso, basta enviar um SMS com CEP do endereço para o número 40199. O serviço é gratuito.
Suspensão de aulas
A Prefeitura definiu que as aulas da rede municipal não serão suspensas. Entretanto, os alunos que não comparecerem, nesta quarta-feira (12), não receberão faltas. Na quinta-feira (13), a situação deve ser reavaliada pela Prefeitura, seguindo as orientações da Defesa Civil.
A secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, aponta ainda que as escolas estão prontas para abrigar a população caso seja necessário.
Rede de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde deve reagendar as consultas das pessoas que não conseguirem comparecer por causa das condições do clima. Os atendimentos de urgência e emergência funcionarão normalmente. As Unidades Básicas de Saúde União de Bairros, Salgado Filho, Py Crespo, CSU Areal, Obelisco, Areal Leste, Fátima, Cohab Pestano, Caic Pestano, Vila Municipal e Sanga Funda terão as salas de vacina fechadas em virtude do risco de falta de energia elétrica.