Qualquer emergência deve ser registrada pelo telefone 193

Reunião na Prefeitura discute ações para a passagem de ciclone

Qualquer emergência deve ser registrada pelo telefone 193
Por Rafaela Dutra 12-07-2023 | 15:52:18
Tags:

O alerta com relação à passagem de ciclone extratropical na região de Pelotas, nesta de quarta-feira (12), motivou reunião de emergência do secretariado da Prefeitura com a Defesa Civil e outras instituições públicas da cidade. O encontro foi coordenado pelo titular da Secretaria de Ações da Cidade (SAC), Flávio Al-Alam, e contou com a participação da prefeita Paula Mascarenhas. O principal objetivo foi alinhar os protocolos de segurança e atendimento à população em caso de emergências.

A prefeita Paula afirmou que as equipes da Prefeitura estão acompanhando atentamente a situação na região e mobilizadas para possíveis situações de riscos. “Nós temos um grupo de todas as secretarias com a Defesa Civil, os órgãos de segurança, para que tenhamos rápidas respostas caso situações extremas ocorram. Se for preciso, teremos ações rápidas e conectadas para que as pessoas se sintam protegidas e amparadas”, disse. 

Qualquer emergência deve ser registrada pelo telefone 193. Fotos: Michel Corvello 

De acordo com Al-Alam, as secretarias que compõem a SAC – Serviços Urbanos e Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Obras e Pavimentação, Desenvolvimento Rural, Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Planejamento e Gestão e Qualidade Ambiental - já haviam se reunido, na terça-feira (11), para projetar as possíveis ações. “A reunião de hoje serviu para alinharmos com órgãos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, CEEE Equatorial e outras secretarias, a integração de serviços que podem ter de ser acionados durante a passagem do ciclone”, disse. 

Participaram, além dos secretários e representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, do Corpo de Bombeiros e da CEEE Equatorial, o presidente da Câmara de Vereadores, César Brisolara (PSB) e os vereadores Antônio Peixoto (PSD) e Michel Escalante (PP). 

Atendimento à população

Para agilizar o atendimento de emergências, a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. 

O coordenador regional da Defesa Civil no Sul do Estado, tenente-coronel Márcio André Facin, solicita que a comunidade fique atenta aos alertas oficiais e que as pessoas se cadastrem para receber os avisos e alertas da Defesa Civil Estadual direto no celular. Para isso, basta enviar um SMS com CEP do endereço para o número 40199. O serviço é gratuito.

Suspensão de aulas

A Prefeitura definiu que as aulas da rede municipal não serão suspensas. Entretanto, os alunos que não comparecerem, nesta quarta-feira (12), não receberão faltas. Na quinta-feira (13), a situação deve ser reavaliada pela Prefeitura, seguindo as orientações da Defesa Civil. 

A secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, aponta ainda que as escolas estão prontas para abrigar a população caso seja necessário.

Rede de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde deve reagendar as consultas das pessoas que não conseguirem comparecer por causa das condições do clima. Os atendimentos de urgência e emergência funcionarão normalmente. As Unidades Básicas de Saúde União de Bairros, Salgado Filho, Py Crespo, CSU Areal, Obelisco, Areal Leste, Fátima, Cohab Pestano, Caic Pestano, Vila Municipal e Sanga Funda terão as salas de vacina fechadas em virtude do risco de falta de energia elétrica.

Notícias Relacionadas

Pontal da Barra segue acessível

Pontal da Barra segue acessível

Feriado prolongado terá serviços essenciais assegurados

Feriado prolongado terá serviços essenciais assegurados

Pluviômetros registram 40 milímetros de chuva nesta terça em Pelotas

Pluviômetros registram 40 milímetros de chuva nesta terça em Pelotas

Prefeitura comemora o Dia Nacional da Mulher

Prefeitura comemora o Dia Nacional da Mulher