
Sábado tem mais de 2 mil jovens imunizados em Pelotas
A vacinação contra o coronavírus em Pelotas, neste sábado (28), atingiu mais um quantitativo expressivo de jovens. Nos sete pontos de aplicação, nos bairros, ao longo do dia, 2039 pessoas com 19 anos ou mais receberam a primeira dose da vacina Pfizer.
Esse número amplia ainda mais o montante de imunizados em Pelotas. Até amanhã deste sábado, conforme o monitoramento da imunização no Estado, já são 224.515 pessoas com a primeira dose da proteção, o que já representa 64,5% do total da população. O estudante Weslei Lemos entrou para esse grupo e estava bastante esperançoso. “Espero que tudo isso acabe logo, que possamos voltar ao normal porque já tivemos muitas perdas no mundo”, comentou.
Os jovens Weslei e Andriele esperançosos com a vacina. Fotos: Michel Corvello.
Assim como Weslei, centenas de jovens foram até o Parque Tecnológico com esperança renovada em dias melhores e mais tranquilos. Para isso, a auxiliar de professora, Andriele Marques, fez questão ressaltar a necessidade de que todos se vacinem e, principalmente completem a proteção. “Estou muito feliz hoje porque eu sou mais uma pessoa vacina, não é apenas cuidar e si, mas dos outros também. Quanto mais pessoas se vacinarem, quanto mais pessoas entenderem que isso é seguro, é eficaz e que todos tenham isso mente. Falta muito pouco pra gente vencer”, conscientizou.
Confira a programação dos próximos dias
Drive-thru - Centro de Eventos, das 9 às 17h
- Terça-feira (31) - 2ª dose para profissionais da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, trabalhadores do setor de apoio (merendeiras, higienizadores e porteiros) e administrativo que receberam a 1ª dose em 31 de maio.
Bairros – das 10 às 15h
- Segunda-feira (30) – 2ª dose para pessoas com 30 anos ou mais que receberam a 1ª dose de Coronavac no dia 28/07 - e outros que tenham recebido a 1ª dose de Coronavac nesta data.
- Terça-feira (31) – 1ª dose para 18 anos ou mais
Documentação necessária – 1ª dose
- Carteira de Identidade
- Comprovante de residência ou declaração de moradia assinada pelo proprietário
- Cartão SUS ou CPF
Documentação necessária – 2ª dose
- Documento de Identidade
- Carteira de vacinação ou comprovante da primeira dose.
Pontos de vacinação nos bairros
- Pelotas Parque Tecnológico – avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal
- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada
- CTG Os Farrapos - rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha
- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas
- Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro
- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres
- Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata
Para agilizar a imunização, nos drive-thrus e nos pontos dos bairros, a Prefeitura disponibiliza no site do coronavírus, o comprovante de vacinação. As pessoas que irão se vacinar podem levar o documento impresso, com as informações pessoais preenchidas. No entanto, a SMS esclarece que levar o comprovante preenchido não é uma obrigação, mas uma maneira de facilitar o trabalho e diminuir o tempo de espera durante o processo.
SMS alerta
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que é preciso aguardar um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta.
Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas para proceder com a aplicação.