
Saúde promove oficina para aumento da cobertura vacinal

Evento reuniu equipes das secretaria de saúde na terça-feira. Foto: Divulgação
Ocorreu nesta terça-feira (5), no Colégio Estadual João XXIII, a Oficina de Microplanejamento (MP) para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq). A iniciativa faz parte de uma série de medidas, que visam à capacitação dos profissionais da área da saúde nos processos de imunização e foi promovida pela 3ª Coordenadoria de Saúde (CRS) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O evento reforçou os pontos que fazem parte do processo de MP proposto pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), com foco na sistematização das atividades de vacinação nos programas de rotina, intensificação das campanhas de multivacinação, identificação de populações vulneráveis e de difícil acesso, varredura e bloqueio vacinal. Todas as etapas visam ao alcance de 95% da cobertura de imunização.
Como ressalta a diretora da Vigilância em Saúde, Aline Machado, “Nós estamos em uma situação epidemiológica de alto risco para reintrodução da pólio e de doenças exantemáticas, como rubéola e sarampo. Essa oficina visa a ações intra e extramuros, ou seja, dentro e fora das salas de vacina, tudo para preparar as equipes para a vacinação de alta qualidade”.
O encontro teve como patrocinadores a Papelaria Delta, Claiton Salgados, Bidi Doces de Pelotas, Rudi Bonow, ONG Gesto, Biri Refrigerantes e Tavares e Meiatto Representações.
Campanha de Multivacinação
A Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade ocorre no período de 14 a 28 de outubro de 2023, e o dia de mobilização (Dia D) no Rio Grande do Sul será 21 de outubro. A campanha envolve as três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS): a União, a Secretaria Estadual (SES) e as Secretarias Municipais de Saúde.