
Secretaria de Saúde promove ação do Outubro Verde
A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta sexta-feira (17), a ação do Outubro Verde, mês de conscientização e combate à sífilis. A iniciativa ofereceu serviços de prevenção e testagem rápida, com foco na detecção precoce e na promoção da saúde sexual. Durante todo o dia, quem passou pelo Largo Edmar Fetter pôde realizar testes rápidos de sífilis, receber autotestes de HIV, além de camisinhas femininas e masculinas e gel lubrificante. A ação foi realizada pela Rede de Doenças Crônicas e Transmissíveis Prioritárias, buscando ampliar a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde sexual.
Imagens: Divulgação/SMS
Para Caroline Madruga Felix, enfermeira coordenadora da rede, a realização frequente de testes é fundamental. “Fazendo a testagem com frequência, o diagnóstico acontece em período precoce, permitindo que a pessoa tenha tratamento no momento certo e cortando a cadeia de transmissão das doenças. Quanto antes houver o diagnóstico, a pessoa passa a ter relações protegidas, inicia o tratamento e não infecta outras pessoas”, explicou.
O evento reuniu moradores de diferentes regiões da cidade, que puderam se informar, se prevenir e esclarecer dúvidas. Com essa iniciativa, Pelotas reforça seu compromisso com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e com a promoção de hábitos seguros entre a população.