
Semáforos atingidos por ciclone são restabelecidos
Muitos semáforos da cidade deixaram de funcionar devido aos problemas causados às redes de energia elétrica por conta do ciclone extratropical registrado na quarta (12) e na quinta-feira (13). Força-tarefa da Prefeitura, com as equipes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), restabeleceu o sistema, ficando remanescentes somente dois pontos queimados por problemas na rede da CEEE Equatorial, localizados nos entroncamentos da avenida Bento Gonçalves com as ruas Santos Dumont e Barão de Santa Tecla. A previsão é que sejam reativados ainda na tarde desta segunda-feira (17). O terceiro fora de operação, devido à energia estar somente em uma fase, localizado na rua 15 de Novembro com Tiradentes, manteve-se propenso a retornar a qualquer momento.
“Os dois entroncamentos da avenida Bento Gonçalves chegaram a retornar à operacionalidade, mas os serviços de reparos na rede de energia provocaram a queima do controlador que serve aos dois equipamentos”, esclarece o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.
Para organizar o trânsito nos dois cruzamentos, a STT utilizou a sinalização padrão com cavaletes, com o sinal de obrigatoriedade PARE, no meio das pistas que se tornaram secundárias, correspondentes às ruas Barão de Santa Tecla e Santos Dumont, consolidando como preferencial o fluxo pela avenida Bento Gonçalves.
Sobre abrigos de ônibus, apenas seis, entre cerca de 700 existentes na cidade, sofreram avarias em consequência dos ventos que chegaram à velocidade de 100 quilômetros por hora. Essas estruturas estão localizadas em pontos mais retirados, não listados entre os de maior movimento. A STT providenciará as substituições ou consertos à medida do possível.