Primeira edição deste ano, do projeto desenvolvido pela Prefeitura a partir de edital de seleção pública, traz Eduardo Freda e Serginho da Vassoura

Sete ao Entardecer Festival 2021 começa na segunda-feira

Primeira edição deste ano, do projeto desenvolvido pela Prefeitura a partir de edital de seleção pública, traz Eduardo Freda e Serginho da Vassoura
Por Ascom 08-10-2021 | 16:19:58
Tags: sete ao entardecer , festival , música , cultura , secult

A Prefeitura de Pelotas informa que, na segunda-feira (11), começam as apresentações do Sete ao Entardecer Festival 2021 - projeto vinculado à Secretaria de Cultura (Secult). As apresentações virtuais ocorrerão sempre nas segundas-feiras, nos canais do Youtube da Secult e do Sete ao Entardecer, a partir das 19h, com duas atrações diárias. Dia 11, às 19h, Eduardo Freda e, às 19h30min, Serginho da Vassoura.

Os músicos

Eduardo Freda é vocalista, compositor, ritmista de escola de samba, violonista e percussionista. Atua na cena musical e cultural da cidade há mais de 20 anos. Entre 2001 e 2010, foi vocalista da banda Nação Suburbana com grande destaque na região. Atualmente, mantém dois projetos paralelos: a Banda de reggae Be Livin e a Banda Donna Dinah, que interpreta clássicos da Black Music brasileira. Em seu trabalho autoral, Freda é acompanhado da Banda Quintal de Sinhá, banda multirracial que desenvolve larga pesquisa sobre a sonoridade negra da região sul do Estado, trabalhando na divulgação do Sopapo, o nosso Atabaque – Rei.

O show do Sete ao Entardecer tem composições autorais e músicas inéditas, conta com vocal, violão e pedal loop station, com o qual Freda consegue explorar sons pré-gravados e beats que vão sendo explorados ao vivo. Nas canções, há a mistura de suas origens e raízes africanas à música popular brasileira, world music, samba, jazz, eletrônica e tambores.

Serginho da Vassoura é músico de rua, artista e ilusionista sonoro. É conhecido pela vassoura/guitarra, autoconfeccionada, e pelo microfone em lata de azeite. Cria instrumentos experimentais com materiais reciclados, extraídos de seu cotidiano. Improvisa sons e letras de acordo com o contratempo, com pitadas de humor e críticas sociais. Tocou pelas calçadas dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Bahia e, no exterior, no Uruguai e Inglaterra. Participou de diversos festivais e eventos culturais como músico, produtor e/ou organizador e é reconhecido como personagem cultural de Pelotas pelo trabalho, diariamente, desde 2010, como músico de rua na praça Coronel Pedro Osório, no coração da cidade. Atualmente, desenvolve o projeto Ilusionismo Sonoro, marcado pela mistura singular entre Serginho e outros instrumentistas dos locais por onde passa, e o espetáculo Brasil Mad Max.

A proposta de ação para o Sete ao Entardecer Festival é intitulada Serginho da Vassoura e convidados: Das Tripas ao Coração e consiste em um show de músicas autorais. Os convidados são músicos e instrumentistas locais, parceiros de trabalho, que costumam atuar junto com Serginho na Banda Ilusionismo Sonoro. O show apresenta parte do novo álbum Led Zé Pilintra, de Serginho da Vassoura, com lançamento em breve, e contará com músicas inéditas e regravações. 

Sobre o edital

O Edital 0001/2021, publicado em junho, selecionou 35 ações culturais, em âmbitos digital e virtual, para compor a programação do Sete ao Entardecer Festival.

Notícias Relacionadas

Divulgada a programação cultural para o fim de semana

Divulgada a programação cultural para o fim de semana

Vice-prefeita prestigia abertura da exposição Caminhos da Fé

Vice-prefeita prestigia abertura da exposição Caminhos da Fé

Caminhos da Fé ocupa duas salas de exposições da Secult

Caminhos da Fé ocupa duas salas de exposições da Secult

Feira do Livro é oficialmente aberta em Pelotas

Feira do Livro é oficialmente aberta em Pelotas