
Setores representativos levantam prejuízos da zona rural
Setores representativos da zona rural de Pelotas reuniram-se, na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para relatos e apresentações de dados acerca de prejuízos causados nos oito distritos do município por conta das chuvas e ventos do ciclone extratropical da semana passada. O encontro foi coordenado pelo vice-prefeito e titular da SDR, Idemar Barz, com a finalidade de encaminhar o levantamento, em relatório, à prefeita Paula Mascarenhas.
Levantamento servirá de base para elaboração de relatório - Fotos: Divulgação/SDR
“Na quarta-feira (19), promovemos reunião preliminar para discutir sobre as consequências do mau tempo e solicitar dados dos setores representativos. Nesta quinta-feira (20), as informações passaram aos cuidados da Emater, para elaboração do relatório. Queremos agilizar a entrega para a prefeita, já que a situação exige apoio imediato do Poder Público”, salienta Idemar Barz.
Participaram do encontro a SDR, Emater, Sindicato Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, e Defesa Civil.
Dados apontam que foram atingidos a agricultura, a pesca artesanal da Colônia Z3, agroindústrias, pecuária, hortaliças, estufas de morango e outros itens. Na manhã desta quinta-feira, administradores distritais participaram de reunião, na sede da SDR, com a finalidade de relatar a situação de seus distritos, para definição de prioridades.
Prefeitura avalia
Nesta quinta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura promoveu reunião com os administradores distritais, para avaliação do trabalho realizado em cada localidade, principalmente, após o ciclone que atingiu a região na semana passada. Um dos maiores problemas apontados é a falta de energia elétrica. Muitas localidades ainda não contam com fornecimento restabelecido.
O encontro coordenado pelo vice-prefeito e secretário Idemar Barz culminou com a entrega de conjuntos de ferramentas destinadas a cada distrito.
Administradores recebem ferramentas - Fotos: Divulgação/SDR
“Além de alinharmos critérios de trabalho, o encontro serviu para relatos de prejuízos provocados pelo ciclone e força-tarefa de recuperação de nossos distritos, e atendemos a uma antiga demanda dos administradores, oferecendo a cada distrito um conjunto de ferramentas com pás, pás de corte, enxadas e outros componentes que faziam falta às localidades”, comenta o secretário Idemar Barz.
Além das equipes, o maquinário da SDR está 100% em atividade durante as jornadas de trabalho. O diretor executivo Romualdo Cunha Júnior informa que quatro motoniveladoras (patrolas) operam na recuperação das estradas, fora o auxílio de quatro tratores com plaina, que executam a mesma tarefa. Somados, são oito equipamentos tratando de nivelar os leitos.
“Uma semana após o ciclone, não temos mais nenhuma estrada principal com interrupções. Todas estão liberadas para o trânsito. Algumas travessas secundárias, que requerem melhorias, estão recebendo os serviços de recuperação de acordo com o cronograma., observa Romualdo.