Sindicância conclui não ter havido superfaturamento em contrato do Sanep
O prefeito Fernando Marroni homologou o relatório final da sindicância instaurada para apurar responsabilidades por inconsistências na contratação emergencial de máquinas, feita pelo Sanep junto à empresa Terraplenagem Monteiro Rocha Ltda. A conclusão do processo administrativo, legitimada pela Procuradoria Geral do Município (PGM), é que não houve dolo, má-fé, sobrepreço e nem superfaturamento no contrato nº 3050125, rescindido anteriormente à prestação do serviço.
O relatório final, assinado pelo Procurador do Município e presidente da Comissão Sindicante, Marcelo Silva Taddei, leva em consideração que, ao reconhecer a falha e anular o contrato emergencial, a administração pública agiu acertadamente. Segundo o documento, a correção do ato administrativo reforça a boa-fé institucional e a responsabilidade do ente público com os princípios constitucionais da legalidade e eficiência. Com o contrato rescindido antes da realização dos serviços, não houve pagamento do Sanep à empresa e, consequentemente, o prejuízo ao patrimônio público não ocorreu.
A comissão da sindicância concluiu que o procedimento de contratação foi legalmente fundamentado, embora careça da documentação de motivações e decisões. Dessa forma, recomendou formalmente o aperfeiçoamento de procedimentos administrativos em situações emergenciais por parte da autarquia. A direção do Sanep efetuou mudanças, como a reestruturação do setor de Compras e Licitações; separação das funções de chefia de setor e pregoeiro, com alteração do servidor responsável e nomeação de servidores com formação jurídica para a condução do setor; capacitação da equipe com cursos presenciais e online sobre a Nova Lei de Licitações; solicitação de orientação formal ao Tribunal de Contas do Estado e revisão dos fluxos internos de tramitação e de conferência de contratos.
A comissão responsável por apurar os fatos foi nomeada em 5 de maio. O processo administrativo transcorreu durante 38 dias. No período, ocorreram as oitivas com o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, os servidores responsáveis pela assessoria Jurídica, superintendência Administrativa, Departamento de Materiais e Divisão de Compras e Licitações da autarquia.
Notícias Relacionadas
PGM analisa quase 1,5 mil licitações e contratos administrativos em 11 meses
Município registra média de 120 milímetros de chuva em 24 horas
Defesa Civil emite alerta para passagem de ciclone extratropical
Coleta orgânica será ampliada no Laranjal para o veraneio