
Sistema de alerta da mosca-das-frutas orienta controle de frutíferas
O primeiro boletim deste ano, do Sistema de Alerta da mosca-das-frutas, informa que frutíferas próximas aos pomares de pessegueiros são multiplicadoras da espécie e devem ser monitoradas para evitar infestações. Nas sete estações acompanhadas em Pelotas, Morro Redondo e Canguçu, já foi registrada a presença de moscas, mas capturadas em baixo número nas armadilhas.
O Sistema de Alerta da mosca-das-frutas, com participação da Embrapa Clima Temperado, Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas (STAFP), secretarias de Desenvolvimento Rural de Morro Redondo e Canguçu e os escritórios municipais da Emater dessas duas localidades, terá reuniões virtuais, semanais, às quartas-feiras, e divulgação do boletim com informações e dicas aos produtores de pêssego.
A área produtora conta com pontos de monitoramento e as armadilhas instaladas na Colônia Santa Eulália, no Rincão da Caneleira, na Colônia São Manoel e em propriedades de Canguçu e Morro Redondo. A cultura do pessegueiro é uma das principais cadeias produtivas da região de Pelotas, somados os municípios de Canguçu e Morro Redondo.