
SME realiza formação com professores de AEE
A Secretaria de Educação (SME), por meio do Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para Aprendizagem (Capta) da Coordenadoria de Gestão Pedagógica, realizou a abertura da 1ª edição da Formação Continuada para Professores de Atendimento Educacional Especializado da Rede Pública Municipal de Ensino (FormAEE). O evento ocorreu terça-feira (21), no auditório da SME, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos da educação especial, com base no Decreto 12.686 sobre a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva, e instituir a cultura de formação permanente e colaborativa na Rede.
Primeira dia de evento contou com as palestras dos professores Gilberto Garcias e Aline Kaster. Fotos: João Pedro Macedo
Representando a secretária de Educação Nailê Pinto Iunes, a assessora técnica Raquel Moreira destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das práticas pedagógicas inclusivas na Rede Municipal.
“O FormAEE representa um passo fundamental na consolidação de uma rede de professores que se apoiam e compartilham saberes. Nosso compromisso é garantir que cada estudante tenha acesso a uma educação de qualidade, que reconheça suas singularidades e potencialidades. Essa formação é um espaço de troca e de construção coletiva do conhecimento”, afirmou Raquel.
Voltado para os professores de AEE da Rede Municipal, o evento utiliza de uma abordagem participativa, com palestras, oficinas, práticas e trabalhos de campo com os profissionais. A formação vai até o dia 24 deste mês, com seis palestras com especialistas, tratando de temáticas variadas relacionadas à educação especializada.
No primeiro dia de evento, o professor Gilberto Garcias abordou sobre os transtornos de neurodesenvolvimento pela manhã, e a professora de Libras do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Aline Kaster, que falou sobre a educação de surdos na tarde. As próximas palestras terão como temas, as possibilidades de aprendizagem na Síndrome de Down, os desafios e possibilidades quanto ao Transtorno Opositor Desafiador (TOD), adaptações curriculares na Educação Especializada e a comunicação alternativa.