
Teleconsulta ultrapassa 16 mil atendimentos em quinze meses
De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os serviços de aconselhamento médico remoto da Prefeitura de Pelotas seguem bastante demandados. O último relatório mostra que a Central de Teleconsulta já realizou 16.126 atendimentos até o dia 13 deste mês, enquanto a plataforma Dra. Vida soma 6.146 pessoas atendidas e registra mais de 105 mil acessos.

A Central de Teleconsulta, criada em abril do ano passado, para o atendimento de pacientes com sintomas gripais ou confirmados de infecção pelo coronavírus, registrou, ainda, o acompanhamento de 4.491 pacientes ao longo dos 15 meses de funcionamento. Por meio do sistema, 1.188 solicitações de exames PCR foram encaminhadas.
Quem precisar do Teleconsulta pode entrar em contato pelo telefone 0800 6485 319, das 12 às 18h, de segunda a segunda-feira, para atendimento pré-clínico e, de segunda a sexta-feira, para consulta com psicólogos.
Dra. Vida
O chatbot Dra. Vida, que é um programa de computador para troca de mensagens simulando uma conversa humana, é outra opção que continua à disposição da população para sanar dúvidas sobre o coronavírus. Também em funcionamento desde abril do ano passado, o sistema já foi utilizado por 6.146 pessoas, com 105.276 interações/acessos nesse período, tendo o maior registro de procura por informações, neste ano, em junho, quando somou 585 interessados atendidos.

Avatar da Dra. Vida no lado inferior direito do site. Foto: reprodução da página.
Como acessar
O serviço de auxílio ao atendimento pré-clínico está disponível no hotsite da Prefeitura, dedicado ao coronavírus. Para iniciar o atendimento, é necessário clicar em “Atendimento Online” ou no avatar (imagem de uma robô de máscara) que aparece do lado direito na página de abertura.
Como funciona
No hotsite Dra. Vida, as pessoas respondem a perguntas feitas pela assistente virtual, recebem um diagnóstico e a indicação se deve permanecer em isolamento domiciliar ou qual serviço de saúde procurar.
O Dra. Vida foi criado por parceria entre a Prefeitura, UFPel, UCPel, Hospital Escola, Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) e a empresa AVMB.