 
            Trabalhadores são orientados para combater assédio nos ônibus
Fotos Michel Corvello
Nesta segunda-feira (6), foram realizadas rodas de conversas com motoristas e cobradores do transporte coletivo de Pelotas sobre a campanha “Assediador, este ônibus não tem lugar pra você”. A iniciativa foi lançada pela da Câmara Municipal de Pelotas, por meio da Procuradoria da Mulher, em dezembro de 2022, com objetivo de alertar e conscientizar os usuários e trabalhadores do sistema sobre a importunação sexual, crime que prevê, desde 2018, pena de um a cinco anos de reclusão. Todos os ônibus da frota receberam cartazes de divulgação da campanha, que conta com apoio do Pacto Pelotas pela Paz.
“Parabenizamos pela iniciativa dessa campanha e convidamos todos os trabalhadores do transporte coletivo a se engajarem e batalhar conosco para que as mulheres tenham paz nos seus trajetos, que possam viver tranquilas e em segurança”, afirmou a coordenadora do Pacto, Aline Crochemore.
Durante a conversa, os profissionais relataram situações vivenciadas e foram discutidas formas de intervenção e auxílio às vítimas. De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al-Alam, o transporte público de Pelotas conta com câmeras de monitoramento em cem por cento da frota, o que facilita na hora da denúncia. “Mais importante do que comprar a briga com o assediador é acolher a vítima e incentivá-la a realizar uma denúncia formal”, disse o titular da STT.
A roda de conversa foi conduzida pela vereadora Miriam Marroni (PT), proponente da campanha.
Notícias Relacionadas
 
                                        Primeiro fim de semana de novembro terá interrupções de trânsito
 
                                        Transporte coletivo terá planejamento diferenciado para Finados
Prefeitura finaliza preparativos para feriado de Finados
 
                                        Proprietários de motos, ciclomotores e bicicletas elétricas têm prazo para regularização
 
                 
             
                 
                 
                 
                 
 
     
    