Mais de 2,2 milhões de passagens, com os mesmos valores praticados na área urbana, foram registrados desde o início do novo sistema

Transporte coletivo rural licitado completa cinco anos

Mais de 2,2 milhões de passagens, com os mesmos valores praticados na área urbana, foram registrados desde o início do novo sistema
Por Tânia Magalhães 30-04-2024 | 13:08:40
Tags: transporte coletivo, zona rural, cinco anos licitado, mudanças

As mudanças no transporte coletivo da zona rural de Pelotas completam cinco anos em operação nesta quarta-feira (1º). Até 2019, as passagens tinham valores diferentes para a colônia. Dependendo do destino, a viagem alcançava perto de R$ 20,00. Com os serviços licitados, a tarifa foi unificada com o mesmo valor da área urbana. atualmente em R$ 5,00, independentemente da distância percorrida. Hoje, o sistema conta com a média de 37 mil pagantes por mês. 

Usuários da zona rural pagam a mesma tarifa da área urbana - Fotos: Michel Corvello
“São cinco anos de uma mudança histórica no município, uma mudança extremamente significativa na mobilidade das pessoas e no tratamento igualitário que elas merecem. Nós conquistamos, com esforço técnico e político enorme, a licitação e viabilizamos o transporte com o mesmo valor de tarifa, que mudou a vida das pessoas”, ressalta a prefeita Paula Mascarenhas.

No decorrer de cinco anos, a empresa Santa Cruz, contratada para prestar os serviços, implementou, com acompanhamento da Prefeitura, avanços em tecnologia e modernidade para proporcionar conforto, bem-estar, segurança e satisfação aos usuários. O transporte rural não é utilizado somente por moradores dos distritos. Pontos turísticos e empreendimentos na colônia, como, restaurantes, cafés, eventos, espaços com cachoeiras, entre outros, recebem grande frequência de público, que usa os coletivos das linhas convencionais pelo valor atrativo da tarifa e tranquilidade no deslocamento. 

Para a gestora do Município, “essa mudança significou muito. A concessão dos serviços, via licitação, trouxe o benefício de oportunidades para jovens estudarem, pessoas se qualificarem e buscar empregos na zona urbana. Sou uma prefeita orgulhosa dessa obra que não se enxerga, mas que mudou a vida de muita gente.”

A licitação e os avanços

Licitar o transporte rural foi uma das principais metas da atual gestão municipal. O principal objetivo era a universalização tarifária para os usuários e garantir direitos iguais, com deslocamento, para onde quer que fosse, nos limites do município, mediante o pagamento do mesmo valor para todos. O processo vencedor, que possibilita o controle pela Prefeitura, transcorreu em atendimento à Concorrência Pública 06/2018, sob a organização técnica da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT). Mais de 2,2 milhões de passagens foram registrados desde o início do novo sistema.

Prefeita Paula e vice Idemar Barz fazem a primeira viagem, há cinco anos, no transporte licitado - Foto: Arquivo/Ascom

Além da diferença tarifária, usuários também foram beneficiados com a qualidade dos ônibus e com a pontualidade. A grade de horários pode ser conferida, a qualquer momento, no site www.empresasantacruz.com.br.

Para garantir a universalização, a Prefeitura repassa cerca de R$ 300 mil mensais ao operador dos serviços a tarifa de remuneração. É um subsídio da diferença sobre cada passagem, calculado com base na planilha de custos operacionais. 

Conforto e acessibilidade fazem a diferença - Fotos: Michel Corvello

A frota a serviço da zona rural é composta por 18 carros – 17 ônibus e um micro-ônibus. Há cinco anos, o transporte de passageiros na colônia iniciou-se já com recursos de tecnologia, como bilhetagem eletrônica, GPS e câmeras de vídeo. Com o tempo, foram implementados avanços como wi-fi em alguns coletivos, recarga de cartões via WhatsApp, tomadas USB, ar-condicionado, aplicativo para acompanhamento do ônibus em tempo real e acessibilidade. Ano passado, dois ônibus e um micro zero quilômetro foram incorporados à frota, como renovação para incrementar a qualidade de atendimento ao usuário. Os coletivos percorrem 2.178 quilômetros por dia, com as linhas Arroio Moreira, Bachini, Colônia Maciel, Gruppelli, Santa Silvana, Rincão do Andrade, Monte Bonito, Gama e Cascata.

“O transporte coletivo tem sido um grande desafio para todas as cidades e o transporte rural, para a Prefeitura de Pelotas, tem se configurado em desafio muito maior. Mesmo com todas as dificuldades por que passa o Município, temos mantido esse aporte”, frisa o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.

Aline considera o transporte pontual - Foto: Janine Tomberg

Aline Rocha da Silva é moradora do 9º distrito, Monte Bonito, desde que nasceu. Com 25 anos, trabalhando no Centro da cidade, utiliza diariamente o transporte coletivo e passa na bilhetagem eletrônica com o Cartão Cidadão. Comparando os ônibus da linha, antes do sistema licitado começar a operar, ela comenta que as idas e vindas se tornaram melhores. “Os ônibus são confortáveis, limpos e pontuais. A tabela de horários é ajustada para os compromissos do pessoal da colônia”, afirmou. 

Para Ariane, tarifa valoriza o cidadão - Foto: Janine Tomberg

Na opinião de Ariane Rodrigues, moradora na zona rural e usuária da linha Gama, a tarifa equivalente à da cidade valoriza o cidadão. “Melhorou muito. Os carros são limpos por dentro, confortáveis, pontuais e a passagem representa igualdade entre os pelotenses.”

Cartões agilizam o transporte

O transporte coletivo rural conta com sete modalidades de cartões – Cidadão, Vale-transporte, Estudante, Sênior, Especial, Funcional e Bagagem. Os cartões podem ser feitos no escritório da empresa, localizado à rua General Neto, 1.312, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30min e das 13h30min às 18h.

Cartões barateiam a passagem e agilizam o embarque - Foto: Janine Tomberg

O local, junto ao Terminal da Colônia, de embarque e desembarque de passageiros, também pode ser usado para recarga de créditos, embora exista a opção via WhatsApp, pelo número (53) 98158.1870.

A Prefeitura e a empresa Santa Cruz orientam os usuários do transporte rural para que providenciem seus cartões. É fácil, rápido e gratuito. A passagem paga em dinheiro, além de ser R$ 1,00 mais cara, é responsável por atrasos na partida dos ônibus, implicando muitas vezes em troco, demandando tempo na catraca, enquanto a fila de embarque aumenta. Passar na bilhetagem eletrônica agiliza os serviços, além de promover mais segurança, pois evita a circulação de cédulas ou moedas nos coletivos.

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