
Treinamento para Agentes do Patrimônio aconteceu nesta quinta (7)
Os voluntários que se inscreveram para Agente do Patrimônio receberam nesta quinta-feira (7), treinamento preparatório para trabalhar na 12ª edição do Dia do Patrimônio, que, com o tema “Pelotas me pertence!”, acontece nos dias 15, 16 e 17 de agosto. Os agentes devem contribuir nas diversas atividades que serão realizadas, auxiliando em atividades como visitações guiadas a prédios históricos, manifestações culturais ao ar livre, oficinas técnicas e ações de educação patrimonial. Ao total foram 85 inscritos para trabalhar nas atividades, e 50 estiveram no treinamento nesta quinta-feira.

Fotos: Divulgação
O treinamento foi dividido em três módulos, sendo o primeiro, ministrado pela a arquiteta Liciane Almeida, destinado a apresentar a estrutura do evento aos agentes, a funcionalidades das bandeirolas, já características do Dia do Patrimônio, e esclarecer as atribuições dos voluntários, em um segundo momento, ministrado pelo arquiteto Fábio Caetano, foram trazidos ao grupo conhecimentos específicos sobre a formação da cidade, as características arquitetônicas dos prédios que tornam a cidade peculiar na questão patrimonial e os conceitos técnicos sobre a formação histórica e cultural da cidade. No momento final os agentes foram divididos em seis prédios históricos, sendo eles a Casa 6, Casa 2, Paço Municipal, Teatro Sete de Abril, Museu da Baronesa e o Mercado Central, esses serão objeto de estudo dos respectivos agentes responsáveis na próxima semana.
Sobre o Dia do Patrimônio:
O Dia do Patrimônio é promovido anualmente pela Secretaria de Cultura (Secult), e tem como objetivo valorizar a memória e a identidade da cidade por meio da preservação de seus bens culturais, históricos e imateriais. Ao longo da programação, o evento oferece visitas guiadas, exposições, oficinas e apresentações artísticas, incentivando a população a se conectar com a história local e reconhecer o patrimônio como parte viva da vida comunitária.