
UBS Barro Duro recebe certificação como unidade Amiga do Idoso
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Barro Duro vai receber a certificação como UBS Amiga do Idoso, após o Município de Pelotas alcançar o selo bronze por atingir todas as metas estabelecidas pela Rede Bem Cuidar (RBC) para fortalecer os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) oferecidos à população idosa naquele território. Novo ciclo de avaliação já teve início neste mês e se estenderá até dezembro, com perspectiva de obtenção dos selos prata e ouro.
Essa é uma avaliação feita pelo governo do Estado. A RBC integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (Piaps), dentro do componente estratégico de qualificação da APS, que visa, a partir de um conjunto de ações previstas para qualificação dos processos de trabalho e de assistência em saúde, incentivar a melhoria dos serviços oferecidos aos idosos atendidos pela Unidade.
Dos 4,9 mil cidadãos cadastrados na UBS Barro Duro, 1,1 mil têm idade igual ou superior a 60 anos. Conforme detalhou a assessora na Diretoria de Atenção Primária e gestora da Rede Bem Cuidar em Pelotas, Josiane Palma, todos os idosos que procuram o local, pelos mais variados motivos, são avaliados conforme a Avaliação Multidimensional do Idoso, instrumento aplicado, uma vez a cada seis meses, que analisa diferentes dimensões - clínica, psicossocial e funcional.
O resultado dessa avaliação informa aos profissionais as maiores necessidades de intervenção e possibilidades de prevenção, promoção de saúde ou tratamento dos idosos. Além disso, todos recebem, gratuitamente, a Caderneta de Saúde do Idoso, documento distribuído em todas as Unidades Básicas de Saúde e que deve ser apresentado durante as consultas.
O certificado com o selo bronze deve ser entregue dentro dos próximos meses, considerando que, em dezembro, a UBS Barro Duro será novamente avaliada, como pontuou Josiane. Durante esse período, a perspectiva é que, atingidas as metas propostas no novo ciclo de avaliação do programa que se iniciou nesse mês, o Município alcance os selos prata e ouro como Amiga do Idoso.
A busca por melhor atendimento aos idosos começou em 2022
Desde a adesão à Rede Bem Cuidar, ainda no início de 2022, a Unidade Básica de Saúde Barro Duro passou por transformações e, também, problemas no decorrer do caminho. Na visão da gestora da RBC em Pelotas, um dos principais contratempos enfrentados à época era o número insuficiente de profissionais de saúde para dar vazão à alta procura por atendimentos. Ao longo do tempo, procurou-se não apenas recompor as equipes, com a chegada de enfermeira, técnica de Enfermagem e médicos.
“Buscamos, também, esclarecer que a adesão à proposta da Rede Bem Cuidar e a busca pelos resultados refletiria em mudança na forma de atender o idoso. Com isso, foi estimulada a retomada de atividades em grupo para esses usuários, as quais estão acontecendo, mensalmente, com a efetiva participação desse público”, afirmou Josiane.
A UBS Barro Duro está em fase de ampliação, com recursos do governo estadual. Serão realizadas melhorias estruturais no prédio, como construção de nova sala de reuniões, novo consultório com banheiro e repaginação da recepção, que promoverá ambiência e acesso conforme os parâmetros exigidos em legislação. A previsão de entrega dessa obra é até outubro deste ano.
Notícias Relacionadas

Prefeitura conclui curso de capacitação para agentes de endemias

HemoPel precisa de sangue tipo O e A negativos com urgência

Vacinas contra a gripe seguem disponíveis nas UBSs da Prefeitura

Zooando na Escola leva educação ambiental para o estande da Prefeitura na Fenadoce