
UBS Dunas promove atividades no Mês da Primeira Infância
Iniciativa realizada pelas equipes da Prefeitura na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dunas viabilizou a arrecadação e distribuição de enxovais para bebês, beneficiando 16 famílias. A atividade esteve insere-se no Mês da Primeira Infância, que visa promover ideias, projetos e políticas públicas de cuidados necessários no período que vai da gestação aos seis anos de idade.
Além da campanha de arrecadação e distribuição, também houve palestra, que tratou da importância e conscientização acerca da amamentação, e sessão de pinturas e fotografias com as gestantes participantes, promovidas pelos estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
A enfermeira e coordenadora da UBS Dunas, Clarice de Medeiros, ressalta a importância desse tipo de ação, levando em conta que possibilita que a gestante tenha mais conhecimento nessa fase, incentivando o vínculo entre mãe e filho.
Clarice lembra que as atividades tiveram boa receptividade das participantes, a maioria mulheres em vulnerabilidade social que estão na fase final da gestação. “Elas ficaram muito satisfeitas. As palestras as motivaram”, diz.
Mês da Primeira Infância
Sancionada em julho deste ano, a Lei 14.617/2023 institui agosto como o Mês da Primeira Infância. A iniciativa tem o objetivo de impulsionar e dar visibilidade à pauta da primeira infância no Brasil, promovendo conscientização sobre a importância dos cuidados na fase que vai da gestação aos seis anos de idade.
A Lei prevê que, no Mês da Primeira Infância, sejam realizadas ações integradas, nos âmbitos nacional, estadual, distrital e municipal, com a intenção de promover a educação continuada e valorização dos profissionais que atuam com crianças na primeira infância e com suas famílias; e disseminação da importância do investimento na primeira infância, com vistas à promoção e ao desenvolvimento de políticas, de programas, de ações e de atividades para garantir prioridade e efetivação dos direitos ao público dessa faixa.