
Verão Cultural 2022 traz mais 13 atrações neste fim de semana
O quarto final de semana do projeto Verão Cultural 2022, promovido pela Prefeitura de Pelotas, traz mais 13 atrações artísticas para moradores e visitantes de Pelotas, todas com entrada franca. Desta vez, contudo, os shows vão acontecer em dois lugares diferentes: na sexta e no sábado (1 e 2/4) serão no Laranjal Praia Clube, na avenida Rio Grande do Sul, 129, e domingo (3) as apresentações vão ocorrer no projeto Ruas de Lazer, realizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – trecho da avenida Juscelino Kubistcheck de Oliveira (entre Bento Gonçalves e Barão de Butuí) terá o tráfego de veículos interrompido e será transformado em um espaço de lazer, com diversas atrações culturais, esportivas e de saúde, das 9h às 18h.
Confira a programação do Verão Cultural:
Sexta-feira (1/04) no Laranjal Praia Clube
19h – “Canções para celebrar o afeto no mundo” – músicas autorais que refletem sobre a relação espaço-indivíduo LGBTQIAP+ e a cultura gaúcha. Mescla artes visuais e música.
20h – Simone Passos e Banda Mídia – Releituras de clássicos da MPB.
21h - Choro do Clube – repertório composto de choros de compositores pelotenses e nacionais, com membros do Clube do Choro de Pelotas.
22h – “Tríade” – três dançarinos apresentam danças de hip hop, stiletto, waacking, pop, funk, samba, contemporâneo, entre outros estilos de dança/música. O setlist tem obras de artistas locais, nacionais e internacionais.
Sábado (2/04) no Laranjal Praia Clube
18h – “O som, a palavra e nós” – canções autorais do pelotense Endrigo Pereira e de Gustavo Mustafé, nascido em Araraquara-SP.
19h – “Sincopando o Soul” - repertório consagrado da MPB e do samba, porém com uma roupagem rítmica e uma pulsação que flerta com o soul norte-americano. Simone Passos interpreta “Sozinho” (Caetano Veloso), “Se” (Djavan), “Retalhos de Cetim” (Benito de Paula) e “Não deixe o samba morrer”, entre outras.
20h – Leu Kalunga - Show "Lugarejo" – canções autorais da artista Leu Kalunga e repertório de artistas consagrados do Rio Grande do Sul como Lupicínio Rodrigues, Zilah Moreira, Giamarê e Giba Giba, entre outros.
21h – Íngio Pampa – “Amém do universo” – canções autorais e releituras de canções de MPB, de Marina Lima, Vitor Ramil, Caetano Veloso, Charly Garcia e Luis Alberto Spinetta.
22h – Banda Ato Cotidiano – “Desmedidamente” – projeto autoral em um show de rock, rap e reggae.
Domingo (3/04) no projeto Ruas de Lazer (av. JK, entre Bento Gonçalves e Barão de Butuí)
14h – Performance Vozes – Slam das Minas Pelotas ¬ – performance poética das slammers Stephanegonaa, Colibrisa e Arlequeen Fenixx, com poesias autorais (principalmente de cunho político, social, sobre afeto, vivências e experiências de mulheres pretas e da comunidade LGBTQIA+) e cantos com acompanhamento de um instrumental gravado.
15h – Duo Piano e Voz, com Matheus Cardozo e Simone Passos – releituras de grandes sucessos musicais.
16h – Show Sambista Jaguarão – samba de raiz com Márcio dos Santos da Silva.
17h – Grupo Molejo Daki – MPB, samba, pagode, samba de raiz, sertanejo, sambas-enredo e etc.
Segurança
A Secretaria de Cultura (Secult), organizadora do projeto e responsável pela seleção das apresentações, por meio de edital, destaca que devem ser respeitados os protocolos de segurança contra a Covid-19. Para acessar o Laranjal Praia Clube, local dos shows de sexta e sábado, é necessário apresentar o passaporte vacinal comprovando que tomaram as vacinas, usar máscara e manter o distanciamento social. Será disponibilizado álcool gel e máscara, para quem não tiver. No projeto Ruas de Lazer, porém, por se tratar de local aberto, não haverá nenhuma exigência.
Parceiros
A Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes da Colônia Z3, a Banda Jacaré da Lagoa, do balneário dos Prazeres, e o Laranjal Praia Clube, no balneário Santo Antônio, são parceiros do projeto. Contratado por meio de edital público lançado pela Secult, o Verão Cultural 2022 oferecerá mais de 60 atividades culturais, ao longo de cinco finais de semana, entre shows musicais, artes cênicas e literatura.