
Vila Castilho recebe o Trailer da Vacina nesta quinta-feira
Seguindo o cronograma predeterminado pela Prefeitura, nesta quinta-feira (6), o Trailer da Vacina chegou à Vila Castilho, localizada no Centro. Pessoas de várias idades procuraram a unidade móvel, estacionada no cruzamento das ruas Doutor Amarante com a Visconde de Sinimbu. Assim como em dias anteriores, foram disponibilizados imunizantes contra a Covid-19, Influenza (gripe), Hepatite B, Tríplice Viral e dT (Difteria e Tétano), das 9 às 17h.
Fotos: Rodrigo Chagas
Houve bastante procura do público pelas vacinas, a partir das primeiras horas de atendimento. Até as 15h30min desta quinta-feira, 229 moradores já haviam sido imunizados no Trailer. Agentes da Guarda Municipal auxiliaram na segurança e orientação no entorno.
População aprova o sistema itinerante
A dona de casa Maíza da Rosa, 58 anos, optou por receber a terceira dose da proteção contra o coronavírus no final da manhã desta quinta-feira e parabenizou a Prefeitura por levar a vacinação, com o Trailer, para mais perto da população. “É muito importante que esse veículo esteja nos bairros e nas vilas, como vem acontecendo. Agora não tem mais desculpa para não se vacinar. Nota 11 para toda essa organização”, enfatizou.

Foto: Rodrigo Chagas
Vacinação para o público adulto
Além da vacina contra a Covid-19, disponibilizada para a população com 12 anos ou mais, também são oferecidos imunizantes indicados para o público adulto, na unidade móvel, conforme a situação vacinal. Doses contra a Influenza (gripe), Hepatite B, Tríplice Viral e dT (Difteria e Tétano) estão ao alcance da comunidade.
É necessário apresentar a Carteira de Vacinação para que o profissional faça a avaliação da situação vacinal do portador. O objetivo do Trailer é oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do calendário nacional para a população adulta.
Veja onde estará o Trailer na sexta-feira e no sábado
* Sexta-feira (7) - avenida Viscondessa da Graça com rua Doutor Frederico Bastos – Simões Lopes
* Sábado (8) - Praça Aratiba – Balneário dos Prazeres
Imunizantes disponíveis, mediante comprovação da situação vacinal
- Influenza (Gripe)
- Tríplice Viral
- Hepatite B
- dT (Difteria e Tétano)
Documentação necessária para vacina contra Covid-19
Para 1ª e 2ª dose:
- comprovante de residência;
- documento de identidade;
- Cartão SUS ou CPF; e
- Carteira de Vacinação para comprovar a primeira dose (para quem vai receber a segunda).
Para 3ª dose:
Pessoas com 18 anos ou mais
- documento de identidade; e,
- Carteira de Vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com quatro meses de intervalo desde a última aplicação.
Imunossuprimidos:
- documento de identidade;
- Carteira de Vacinação; e
- atestado-padrão, confeccionado pela Prefeitura, que está disponível no site do coronavírus.
Informações da SMS
A SMS esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário.
Continua a orientação às pessoas com sintomas gripais para não comparecerem na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.
Notícias Relacionadas

Pelotas entra na cadeia nacional contra câncer de colo de útero

Prefeitura está em processo de abertura de residências médicas e multiprofissionais

Atendimento da Farmácia Estadual está temporariamente suspenso

Saúde de Pelotas apresenta trabalhos em congresso em Gramado