Cálculo do prejuízo financeiro ainda não está concluído, mas há estruturas que precisam substituição quase completa do material

Vistoria indica seis pontes comprometidas na zona rural

Cálculo do prejuízo financeiro ainda não está concluído, mas há estruturas que precisam substituição quase completa do material
Por Tânia Magalhães 18-07-2023 | 15:01:03
Tags: pontes atingidas, ciclone extratropical, zona rural

 A Prefeitura realizou levantamento de pontes atingidas pelo mau tempo da última semana. Seis foram danificadas e, com as condições agravadas pela água dos arroios, que passou por cima dos lastros, terão de receber reparos significativos e, em alguns casos, praticamente a substituição total do madeiramento. O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, visitou diversas localidades para verificar os prejuízos provocados pelo ciclone extratropical.

Localidades atingidas exigem atenção especial - Fotos: Divulgação/SDR
“O volume de chuvas, de mais de 155 milímetros acumulados, e a intensidade do vento, de cerca de 100 quilômetros por hora, provocaram estragos que vão exigir muito do Poder Público para recuperação. Estradas, pontes, lavouras e todo o ambiente rural sofreram as consequências. Não fechamos, ainda, o cálculo dos prejuízos financeiros e do montante que terá de ser investido na revitalização dos itens atingidos, com destaque para as pontes. O trabalho será realizado com empenho e prioridade para rotas de escoamento de produção e trajeto de transporte coletivo e escolar”, pondera o vice-prefeito.

Saiba a localização das pontes

O 4º distrito, Triunfo, foi o que contabilizou mais prejuízos em pontes. Três delas, com sete metros de comprimento cada, sobre o arroio Pimenta, exigem a substituição de grande parte da estrutura - cinco vigas em cada, todo o lastro, trilhos e guarda-rodas. Esses itens de madeira tiveram as condições agravadas com o excesso de água, segundo o parecer técnico do chefe do Departamento de Pontes da SDR, engenheiro civil Antônio Vianna, que acompanhou Idemar na vistoria na colônia pós-ciclone.

Além das travessias sobre o arroio Pimenta, mais duas, na colônia Aliança, localidade conhecida como Bedhum, também no 4º distrito, estão comprometidas. Até a manhã desta terça-feira (18), essas pontes de cinco metros de comprimento cada uma ainda permaneciam cobertas pelas águas e os danos serão avaliados quando as condições permitirem, mas, tecnicamente, já está confirmado que precisarão substituição de cinco vigas em cada, todo o lastro, trilhos e guarda-rodas. 

Ponte de acesso à Colônia Z3 recebe reparos provisórios - Fotos: Divulgação/SDR
“A ponte de pista dupla da Colônia de Pescadores Z3, 2º distrito, que se estende por 15 metros de vão, foi atingida em cheio pelo ciclone. Provisoriamente, foram substituídos três vigas e 40 tirantes. Porém, as estacas foram bastante danificadas e estamos avaliando a construção de uma nova ponte nos próximos meses. Quanto às do 4º distrito, vamos estabelecer cronograma para recuperação das cinco. Todas são importantes, pois recebem transporte de escoamento da produção de fumo, que é o cultivo mais expressivo da localidade”, salienta Idemar Barz.

Notícias Relacionadas

Produção de arroz irrigado aumenta em Pelotas

Produção de arroz irrigado aumenta em Pelotas

SDR informa novo número

SDR informa novo número

Ponte Catita Chaves passa por reforma

Ponte Catita Chaves passa por reforma

Prefeitura e Senar oferecem dois cursos neste mês

Prefeitura e Senar oferecem dois cursos neste mês