ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Qualidade Ambiental

Confirmada a programação do Junho Ambiental 2018

Atividades relacionadas ao meio ambiente vão de 3 a 10 de junho em diversos locais da cidade

Por Tânia Magalhães 29-05-2018 | 12:10:33

As comemorações relativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – estendem-se de 3 a 10 em Pelotas, com programação elaborada e confirmada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). A primeira atividade estará a cargo do Departamento de Educação Ambiental, domingo (3), das 14 às 17h, no Laranjal, com troca de lixo eletrônico por mudas de plantas.

Junho Ambiental começa no Laranjal com troca de lixo eletrônico por mudas de plantas – Foto: Divulgação

Na segunda-feira (4), das 16 às 18h, haverá blitz educativa na avenida Adolfo Fetter – acesso ao Laranjal –, com acompanhamento da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT). Na terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, múltiplas atividades serão realizadas no Parque da Baronesa, das 13h30min às 17h.

Na quarta-feira (6), a professora da UFPel, Nirce Saffer Medvedovski, coordenará plantio de mudas na rua Paulo Guilayn, na Balsa, das 8 às 12h. Dia 7, o Departamento de Educação Ambiental apresentará o projeto Prá Pré Pri, na praça Modelo, à rua Professor Paulo Marcant Gonçalves, bairro Três Vendas, às 13h30min.

Praça Modelo sedia projeto Prá Pré Pri do Departamento de Educação Ambiental da SQA – Foto: Ascom – arquivo

Capacitação em hidrologia

Nos dias 5, 6 e 7, o grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas promoverá curso de Ciclo Hidrológico e Bacias Hidrográficas, referente à primeira ação do projeto de extensão “Capacitação em hidrologia de bacias hidrográficas: monitoramento, análise, modelagem e tomada de decisão”, sob orientação da professora Tamara Caldeira.

O objetivo deste curso é capacitar profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, no que tange à compreensão do ciclo hidrológico em escala de bacias hidrográficas. Trinta vagas serão disponibilizadas. Esta programação será no campus Anglo da UFPel, às 19h.

Fenadoce engajada no dia 8

Na sexta-feira (8), será a vez do projeto reciclando a Vida, através de conversa com a SQA sobre Ecoponto. As tratativas visam ao possível recebimento de lixo eletrônico naqueles locais. Nesta data, a Fenadoce participará da programação.

Para o sábado (9), está confirmada a realização de mutirão de limpeza no Laranjal, a partir das 8h, com apoio do Exército. No domingo (10), na Cascata, a partir das 7h30min, será a vez do segundo desafio da Serra dos Tapes.

Eventos paralelos à agenda

Os eventos paralelos à programação da SQA são a 5ª Feira do Meio Ambiente (Femat), nos dias 8 - abertura às 18h -, 9 e 10 de junho, no Laranjal, e o Descarte Legal, no dia 5, promovido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit).

junho ambiental, programação