ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Escolas municipais recebem círculos de construção da paz

Nesta sexta-feira foi a vez da Emei Ivanir Dias, na Cohab Tablada, receber as atividades de Justiça Restaurativa

09-11-2018 | 17:06:06

Os recém-formados facilitadores de Justiça Restaurativa do Município começaram a desenvolver os círculos de construção da paz nos educandários nas últimas duas semanas, como parte do estágio de cinco encontros exigido durante a capacitação da Secretaria de Educação e Desporto. Nesta sexta-feira (9), cerca de 25 pessoas da equipe diretiva, professores e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil Ivanir Dias, da Cohab Tablada, também receberam a atividade, mediada pela orientadora educacional Olga Santos.

Fotos: Marcel Ávila

A emoção e o compartilhamento de experiências ditaram o tom do círculo, que ofereceu aos profissionais um momento para reflexão sobre a escolha em atuar com a Educação Infantil e colaborar na construção da personalidade das crianças.

Como é feito tradicionalmente, cada participante depositou no Meio de Círculo – formado por vários objetos - peças que representaram a escola, como um livro infantil e uma planta simbolizando a vida. O Objeto da Palavra – item que permite o direito de manifestação na roda – foi uma girafa de pelúcia, escolhida por suas características em comum com os educadores infantis como a capacidade de adaptação ao ambiente e a necessidade de olhar o futuro.

No círculo, acompanhado pela também orientadora da Smed, Jussara Cruz, as professoras e auxiliares relataram com carinho suas histórias de vida e o percurso até chegar na Educação Infantil. Muitas não tinham nem mesmo capacitação na área ou desejo de atuar com crianças, mas foram conquistadas pela rotina do educandário e o amor recebido de seus pequenos alunos, destacados como o motivo por acreditarem na educação mesmo com as dificuldades diárias.

Os círculos de construção da paz integram as estratégias do eixo preventivo do Pacto Pelotas pela Paz, através das ações de Justiça Restaurativa, que visam melhorar o relacionamento de educadores, alunos e funcionários, a fim de que conflitos possam ser solucionados sem o uso da violência.

Várias escolas recebem círculos

A Emei Ivanir Dias não foi o único educandário a receber os círculos de construção da paz desde a capacitação da segunda turma de facilitadores do Município, promovida pela Smed, em outubro deste ano.

Escolas Municipais de Ensino Fundamental como a Garibaldi e a Alberto Cunha, localizadas no Morro Redondo, a Ferreira Viana situada na Vila Nova - 7º distrito de Pelotas - e a Jornalista Deogar Soares, no Dunas, também realizaram círculos com os alunos, assim como as Emeis Vinicius de Moraes do Areal e Monteiro Lobato do Simões Lopes.

justiça restaurativa, círculos, facilitadores, educação infantil