ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Ícones da cultura negra são exaltados em evento no Paço

Prefeita participou do lançamento de fôlder em homenagem a pelotenses que contribuíram com as artes e a literatura

Por Salvador Tadeo – MTB 7353 12-07-2019 | 10:53:03

A Sala de Exposições Frederico Trebbi, saguão da Prefeitura, foi palco, nesta quinta-feira (11), do lançamento de um fôlder em homenagem aos “Ícones Inesquecíveis: A Contribuição Negra para Pelotas da Contemporaneidade". O evento foi promovido pelo Conselho da Comunidade Negra, com apoio da Prefeitura.

Em seu pronunciamento, a prefeita Paula Mascarenhas salientou a importância pela luta pela igualdade:

“Pelotas está dando passos importantes na valorização da cultura negra. Estamos sempre abertos a novos olhares e à construção de novos caminhos. São símbolos como esses que vão nos mostrando o rumo certo para seguir em frente”.
Homenageados: Giamarê, Giba Giba, Maria Helena Vargas da Silveira, Mestre Batista, Rubinei Machado, Miguel Dias e Mister Pelé – Fotos: Igor Sobral

Entre os homenageados, destaca-se Ligiamar Brochado de Jesus, a Giamarê, cantora, compositora e uma das principais figuras da música pelotense, que também ajudou a popularizar o tambor de sopapo, instrumento símbolo da cultura negra da cidade. Ela morreu aos 50 anos, em dezembro de 2011.

Prefeita aborda igualdade e avanço na valorização da cultura negra de Pelotas – Fotos: Igor Sobral

Outro ícone, ao qual o Conselho faz deferência, é o instrumentista pelotense Giba Giba, também ativista do movimento negro e detentor dos prêmios Açorianos e Quilombo dos Palmares. Idealizou projetos como “A ópera dos tambores” e “Cabobu”. Morreu em fevereiro de 2014, em Porto Alegre.

Na área das Letras, o tributo vai para a escritora Maria Helena Vargas da Silveira, nascida em Pelotas e conhecida como Helena do Sul. Militou pelas causas negras, tornando-se autora de obras como “É fogo”, “Meu nome pessoa”, “O sol de fevereiro” e “As filhas das lavadeiras”, entre outras. Sua morte ocorreu há mais de dez anos.

O material produzido exalta, ainda, uma figura lendária do carnaval de Pelotas: o Mestre Batista. O artista teve passagens pelas Escolas de Samba Estácio de Sá, Academia do Samba, Estação e General Telles. Ele foi o responsável pela introdução do tambor de sopapo nas baterias destas entidades. Também foi reconhecido pelo governo federal como “Mestre Griô”. Morreu em dezembro de 2012.

Também fazem parte do fôlder, Rubinei Machado, ativista do movimento negro e diretor do Clube Cultural Fica Ahi Pra ir Dizendo; Miguel Delmar Dias, o Miguelzinho, poeta, capoeirista e professor de filosofia; e Vilson Couto, o Mister Pelé, dançarino que propagou a “cultura Black” na periferia.

Os impressos serão distribuídos para a rede municipal de ensino e estarão à disposição na Bibliotheca Pública Pelotense e Secretaria da Cultura (Secult).

Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

negro, movimento, sopapo, cultura, homenagem, lançamento de fôlder, ícones inesquecíveis, contribuição negra